The Secret Language of Birds - Por Fransérgio Pignaton

04:09 Postado por Geremias Pignaton






Pala musical no Blog do Gerê.

No último Domingo (15/05), esteve aqui no Rio se apresentando Ian Anderson, o líder de todas as épocas do Jethro Tull. Portanto, como homenagem ao Ian e ao Gerê, que gosta tanto de pássaros - não à toa, diga-se de passagem - o disco da vez é “The Secret Language of Birds”.

Esse é o terceiro disco solo do Ian Anderson, lançando em paralelo às atividades do Tull, no ano 2000. Este é o disco solo do Ian que mais me agrada. Basicamente, é um álbum só com músicas acústicas; músicas acústicas sempre estiveram presentes no Tull, muitos discos são bem balanceados entre o rock mais elétrico e o acústico, mas nunca houve, antes deste, um álbum puramente acústico. Os trabalhos de violão e bandolim casam perfeitamente com a sempre marcante flauta, além de acordeão que dá um tom ainda mais “folk” ao disco. Enfim, este disco é um prato cheio de torresmo com mariola para quem é fã do Tull acústico... e para os amantes da “boa” música em geral.

A faixa título abre o disco, e dita bem o clima do disco: “Você deve ficar comigo e aprender a secreta língua dos pássaros”. No entanto, além do disco girar em torno do clima acústico, as influências orientais são diversas, como se percebe claramente na faixa “A better moon” - coisa que já acontecia nos discos do Jethro Tull há um longo período. A minha preferida do disco talvez seja “Sanctuary”, com um trabalho de violino muito bacana. E, assim, o disco segue calmo e prazeroso, como o despertar de um sábado ensolarado ao som de pássaros.

The secret language of birds:

This sparkling wine is all but empty. Too late for trains and no taxis. I know the feeling. Seems all too contrived. There was no master plan but the fact is: you must stay with me and learn the secret language of birds.
A tentative dawn about to be breaking on a Rousseau garden with monkeys in hiding. The truth of the matter, yet to be spoken in words on which everything, everything's riding. Now stay with me and learn the secret language of birds.
Circled by swallowsin a world for the weary. Courted by warblers; wicked and eloquent trilling.
Lie in the stillness, window cracked open. Extended moments, hours for the taking. Careless hair on the pillow, a bold brushstroke. Painted verse with a chorus in waiting. Stay with me and learn the secret language of birds.


Para ouvir:

The secret language of birds:
http://www.youtube.com/watch?v=zJUhwzBnlHo

A better moon:
http://www.youtube.com/watch?v=e2tVK3EMLUc&feature=related

Sanctuary
http://www.youtube.com/watch?v=wW_ityHZHSE

Jasmine Corridor:
http://www.youtube.com/watch?v=8kNjenVZweQ&feature=fvsr

The little flower girl
http://www.youtube.com/watch?v=k5u01mSRq8g

Para ouvir, assistir e dançar (se for capaz):

Boris Dancing:
http://www.youtube.com/watch?v=0ytVdIWQLpY&feature=related
Aqui uma versão ao vivo da música instrumental que, conforme diz o Ian no vídeo, é muito difícil de se dançar, a não ser que você seja Boris Yeltsin.

P.S.: Infelizmente não pude ir ao show.

0 comentários: