Caracará

06:17 Postado por Geremias Pignaton

foto: http://www.mundoanimalmaceio.blogspot.com/




O nome científico deste falconideo é "Carcara plancus". Também conhecido popularmente como carcará, carancho, caracaraí, gavião-de-queimada. É encontrado em todo o Brasil, com exceção de áreas densamente florestadas da Amazônia. Vive aos pares, podendo se agrupar em bandos pequenos, em campos, caatingas, bordas de matas e pode ser encontrado no meio de cidades grandes. Adora viver à margem de rodovias aproveitando os animais mortos por atropelamento.


Mede em torno de 56 cm e tem uma grande envergadura, podendo atingir 1,23 metros. Tem o corpo escuro, com parte do pescoço e das costas carijós. Pescoço e cabeça esbranquiçados, com uma espécie de solidéu negro na cabeça, marca que torna a espécie inconfundível. As pernas fortes e longas são amarelas. Em volta do bico e dos olhos, apresenta uma formação alaranjada. O bico, como todo falconideo, é curvo e forte.


Voa com enorme destreza, mas também caminha com enorme desenvoltura, passando grande parte do dia no solo procurando alimento. Em voo, pode ser facilmente confundido com um urubu. Para diferenciá-lo, existem duas manchas brancas nas asas, observáveis quando em voo planado.


É onívoro. Sua dieta vai de frutos até carcaças de animais grandes. Divide a carcaça com os urubus, sem grandes disputas. Alimenta-se de insetos maiores, répteis, aves, peixes mortos na margem de lagos e rios, mamíferos. Pode aproveitar os mortos ou caçá-los. Espreita em ninhais, esperando descuido dos pais com o ninho, para atacar ovos e filhotes.


Ninho grande feito de gravetos, geralmente utilizando-se do espaço entre o troco e folhas das palmeiras. Põe de 2 a 3 ovos brancos avermelhados.


Seu canto é a origem do nome. Ouça no link http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=caracara+plancus



Essa ave de rapina foi imortalizada na canção de João do Vale e José Cândido. A letra descreve bem o comportamento do bicho.


Carcará


Lá no sertão


É um bicho que avoa que nem avião


É um pássaro malvado


Tem o bico volteado que nem gavião



Carcará


Quando vê roça queimada


Sai voando, cantando,


Carcará


Vai fazer sua caçada



Carcará come inté cobra queimada


Quando chega o tempo da invernada


O sertão não tem mais roça queimada


Carcará mesmo assim num passa fome


Os burrego que nasce na baixada



Carcará


Pega, mata e come


Carcará


Num vai morrer de fome


Carcará


Mais coragem do que home


Carcará


Pega, mata e come



Carcará é malvado, é valentão


É a águia de lá do meu sertão


Os burrego novinho num pode andá


Ele puxa o umbigo inté matá



Carcará


Pega, mata e come


Carcará


Num vai morrer de fome


Carcará


Mais coragem do que home


Carcará






















0 comentários: