Garça-Branca-Grande

06:02 Postado por Geremias Pignaton







foto: luis.impa.br








A garça-branca-grande é uma ave Ciconiiforme da família Ardeidae, nome científico Ardea alba.



Muito comum em lagos, rios e banhados de todo o Brasil e toda a América. presente também na Europa. Foi um animal muito caçado tempos atrás. Os caçadores cobiçavam as penas egretas que nascem no seu dorso, de macho e de fêmea, quando no período de reprodução. Essas penas, muito bonitas e macias, eram usadas para adornos, sobretudo em chapéus. Pobre ave! Caçada justamente no período de reprodução.



Existe também a garça-branca-pequena, muito parecida com a grande, só que bem menor. É uma outra espécie confundida como filhotes das grandes pelos leigos.



A grande, objeto deste post, mede cerca de 90 cm e se alimenta de quase todo ser vivo que possa engolir. Aliás, seu ato de engolir chega a ser assustador. É comum vê-la engolindo peixes enormes, que atravessam seu fino e comprido pescoço, dando-nos a impressão de ela vai morrer engasgada. Alimenta-se sobretudo de peixes, mas não dispensa insetos grandes, mamíferos, anfíbios e répteis. Pode engolir uma preá ou uma cobra.



Tem o corpo todo branco, contrastando com seu grande bico amarelo. As pernas são longas e de coloração cinza-escuro.



Seu ninho é um amontoado disforme de gravetos sobre os ramos das árvores. Reproduz-se nos chamados ninhais, junto com várias espécies. Põe de dois a três ovos.



Seu canto é parecido com o grunhido de porcos. Quando estão em grupos cantam parecendo uma porcada. Ouça no link http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=ardea+alba.




PS -No Congresso Nacional, nos espelhos d'água da frente e do Anexo I, temos alguns exemplares dessas enormes aves brancas. Da janela de minha sala, vejo uma a uns 5 metros, quase todo dia pela manhã, inclusive agora quando escrevo este PS.



0 comentários: