Gavião-de-Rabo-Branco

03:52 Postado por Geremias Pignaton


O gavião-de-rabo-branco é uma ave Falconiforme da família Accipitridae, nome científico "Geranoaetus albicaudatus". Também conhecido pelas diversa regiões do Brasil como curucuturi, gavião branco, gavião-de-cauda-branca e gavião fumaça.
Tanto seu nome comum mais conhecido como seu nome científico - albicaudatus- vêm da observação da ave em voo. Todo seu dorso, parte superior das asas, costas e cabeça, é negro, contrastando com a cauda branca.
Ele apresenta, quando adulto, o ventre cinza, quase branco. Quando jovem tem o ventre escuro que vai pintando de cinza claro com as mudas, até atingir a coloração totalmente esbranquiçada.
É um gavião grande, podendo atingir 55 cm e 1 kg de peso.
Pode ser encontrado até dentro de cidades. Habita campos e beiradas de matas. Adora sobrevoar paredões rochosos.
Contrói ninhos de galhos secos sobre árvores ou pedras.
Caça de forma muito diversificada. Alimenta-se de insetos, répteis, mamíferos de pequeno porte e aves menores. Caça de espreita de pousos, donde defere seus ataques. É comum utilizar postes da rede de eletrificação para isso. Faz voos planados para observar presas. Também faz voo peneirado - parado no ar - para deferir ataques a presas no chão.
Habita todas as regiões do Brasil, com exceção das densas florestas da Amazônia.
Seu nome gavião fumaça vem do fato dele, durante as queimadas, sobrevoar a fumaça para capturar animais que se atordoam e fogem do incêndio. Numa grande queimada, é comum observarmos vários indivíduos utilizando essa tática.

Postei esse gavião hoje porque domingo passado, por volta das 10h, observei um desses peneirando sobre um pasto por cima da casa dos Dileta. De lá ele seguiu em voo planado, aproveitando a corrente de ar, e subiu até por cima do Morro das Freiras. Tempos atrás, observei um voando sobre o centro de Ibiraçu.

Segue o link para um vídeo dele voando, peneirando e emitindo seu sonoro piado. Um espetáculo da natureza.
http://www.youtube.com/watch?v=h2cDT6G0q4A

0 comentários: