San Marco

03:44 Postado por Geremias Pignaton


Foto http://www.ibiracu.es.gov.br/




Hoje, 25 de abril, é dia de São Marcos, padroeiro de nossa cidade, Ibiraçu no Espírito Santo. No alto, numa pequena elevação, pertinho do centro da cidade, ao lado da BR 101, está a nossa centenária Igreja Matriz, dedicada ao santo padroeiro. É o monumento mais expressivo de nossa cultura e religiosidade. É uma herança deixada pelos nossos ancestrais colonizadores de nossa amada terra. É nossa mais clara ligação com o Veneto, região de Veneza na Itália, terra da maioria dos nossos ancestrais fundadores.


Essa Igreja matriz foi construída com muito esforço pelos italianos que chegaram a Ibiraçu e pelos seus primeiros filhos, na virada do Século XIX para o Século XX.


No final da década de 60 e início dos anos setenta, ela sofreu uma descaracterização interna por uma reforma. Foram tirados vários altares e o coro que ficava no fundo da nave.


Na década de 90, mais uma descaracterização. O piso de ladrilho hidráulico foi trocado por granito.


Agora, de certa forma, com o fortalecimento da fé em Nossa Senhora da Saúde - também importante ligação do nosso povo com o Veneto -, São Marcos tem ficado mais esquecido, juntamente com sua imponente igreja.


Há uns 15 anos, tentaram criar uma festa para São Marcos na cidade. Infelizmente, em Ibiraçu, as festas vão trocando de nome e de tema, conforme o interesse dos políticos que dominam a cidade há décadas, e nada ganha tradição e força. Pelo que sei, não existe mais a festa de São Marcos, que foi sufocada pelo rodeio.




O nosso maior e mais belo templo é marco de nossa ligação histórica com o Veneto. É a maior identidade do nosso povo bom de Ibiraçu.


Viva São Marcos!

3 comentários:

  1. Silvestre disse...

    Como o tempo corrói, destrói uma tradição religiosa de nossos imigrantes. Segundo comentários da época, há na matriz uma reliquia do santo: um fragmento de osso de San Marco. Será que deram sumiço nessa preciosidade, como deram sumiço a partes históricas do templo? Se não me engano, 25 de abril era feriado municipal. Um abraço, Gerê.

  2. Silvestre disse...

    Em tempo: Gostaria de publicar em seu blog poema que fiz sobre a igreja matriz de São Marcos.

  3. Geremias Pignaton disse...

    Silvestre, mande o poema pelo e-mail gereblog@gmail.com e eu o publicarei com muito prazer. Como estou quase chegando no post de número 1000, se o receber a tempo, terei a honra de fazê-lo o milésimo post.