Notícia Boa

04:21 Postado por Geremias Pignaton

Notícia boa no site da prefeitura de Ibiraçu. Aliás, lá só sai notícia boa. Não se vê, por exemplo, uma notinha sobre a falta d'água em Pedro Palácios na semana passada.



"Projeto implantado em Ibiraçu é selecionado para congresso internacional



“Triando e Acolhendo no Pronto-Atendimento Municipal de Ibiraçu” foi selecionado para o QualiHosp – Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. A ideia do projeto surgiu da necessidade de priorizar os atendimentos às urgências e emergências, e dar um encaminhamento correto às consultas ambulatoriais.
O projeto piloto desse trabalho, realizado pela enfermeira Fabíolla Calenzani e sua equipe, teve início em janeiro de 2010 e tem como principais objetivos: melhorar a qualidade da assistência no PA; oferecer atendimento humanizado e acolhedor aos pacientes, priorizando os atendimentos às urgências e emergências; entre outros.
Os resultados alcançados pelo projeto já podem ser notados no primeiro ano de sua implantação. O estudo comparativo dos anos de 2006 a 2010 permitiu verificar que 42% da demanda que chegava ao PA não era caracterizada como emergencial. Sendo assim, após a implantação do projeto, as demais consultas passaram a ter um atendimento mais específico e prioritário voltado para as urgências e emergências, aumentando a qualidade do atendimento à população.
Para a prefeita Naciene Vicente “é imprescindível dar atendimento prioritário às demandas emergenciais, sem deixar de lado às consultas de rotina. Por isso a importância da implantação desse projeto”.
O evento é promovido pela GVSaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP, da Fundação Getúlio Vargas e acontece em São Paulo, nos dias 18 e 19 de abril de 2011".


Muito bem, parabéns aos envolvidos. Mas, o Blog do Gerê tem uma pergunta que não quer calar: já trocaram as portas podres daquela unidade de saúde? Esperamos ansiosos essa notícia.

3 comentários:

  1. Ruberval Pignaton disse...

    Sendo o assunto a saúde dos ibiraçuenses, não podemos deixar de agradecer e parabenizar a municipalidade e as pessoas envolvidas nesse serviço público, no caso em tela, representado por toda equipe do setor e coordenada pela enfermeira Fabíolla Calenzani.
    Contudo, muito há de se construir para atingir uma meta ainda mais saudável.
    A lei federal 9637/98, autoriza o Poder Executivo criar organizações sociais, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, para atender atividades como ensino, pesquisas científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde.
    Se nossa pré-candidatura a prefeito prosperar e virmos sermos vitoriosos, vamos criar uma organização social para atender a saúde pública de Ibiraçu e convidaremos para administrá-la o doutor Marcos Moro.
    Essa será a forma pública ao aproveitamento do excelente e magnífico trabalho que doutor Marcos desenvolve há quase três décadas em nosso município.
    Assim poderemos procedermos em outros setores públicos que a lei permite. Por esse caminho, não se dá jamais motivos para a opinião pública alegar qualquer espécie de favorecimentos ou levantar outras questiúncolas qualquer quanto aos servidor público ser ou ter afinidade com quem está no comando.
    Aliás, para se acomodar pessoas da família e capacitadas para colaborar com a administração pública sem ser confundido com favorecimento político, seja em Ibiraçu ou outro município, principalmente os pequenos, deveria existir uma lei que permitisse uma consulta popular com aprovação de no mínimo 60% dos eleitores do município que autorizasse a contratação do serviço público de alta relevância de determinados profissionais.
    Em Ibiraçu por exemplo, como poderíamos falar em saúde pública sem termos chances de contar com a capacidade e competência de doutor Marcos Moro? É impossível!

  2. Anônimo disse...

    Ainda não, e pelo visto não vai ser trocada tão cedo..., continua prodinha da silva xavierrrr........

  3. Anônimo disse...

    Isto que aparece como tal projeto para prêmio nada mais é do que a própria obrigação da tal enfermeira em cumprir o que o Ministério da Saúde preconiza...Acolher as pessoas no Pronto Atencimento, não deveria ser motivo de prêmio nenhum e sim OBRIGAÇÃO da equipe para o atendimento...