Livro

05:24 Postado por Geremias Pignaton

O nosso velho companheiro, o livro, também tem seu dia. No dia 23 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro. A data foi escolhida por ter sido o dia de falecimento de dois dos maiores escritores de todos os tempos. Em 1616 morreram, em 23 de abril, Shakespeare e Cervantes. Existe um errinho de calendário, dizem que Cervantes morreu no dia 22 de abril. Mas isso não vem ao caso, 23 de abril é o dia do livro reconhecido pela Unesco.

Existe uma discussão sobre se o livro, no formato de hoje, em papel, vai resistir ao avanço tecnológico. Acho que ele sofrerá muitas modificações, como aliás já vem sofrendo, mas, na essência, ele continuará o mesmo.

Aproveitando a data - já passada, é verdade -, é importante perguntar: você, caríssimo leitor deste blog, está lendo algum livro? A leitura é um hábito saudável, para o conhecimento e o espírito. Agora, dizem, até para a saúde. Falam que a leitura é um dos melhores exercícios para a memória e ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer.


Eu estou lendo dois livros. Um livro editado pela Câmara dos Deputados que conta a história daquela casa legislativa. O outro estou acabando de ler e é "A Guerra do fim do Mundo" de Mario Vargas Llosa, peruano prêmio Nobel de literatura do ano passado. Um romance fabuloso que mistura ficção e realidade na Guerra de Canudos. Um livro que todos os brasileiros deveriam ler. Mesmo aqueles que leram "Os Sertões" de Euclides da Cunha, uma das maiores obras literárias de toda a nossa história, que também narra aquela sangrenta guerra ocorrida no seco sertão da Bahia.

0 comentários: