Beija-Flor-do-Canto

07:42 Postado por Geremias Pignaton

foto: Octavio Salles






O beija-flor-do-canto, ou beija-flor-de-orelha-violeta é uma ave Apodiforme da família Trochilidae. O nome científico é Colibri serrirostris. É um dos beija-flores mais conhecido. Tem um tamanho médio para um beija-flor, aproximadamente 12 cm - lembrando que essa medida é feita com a ave morta e estendida, da ponta do bico á ponta da cauda.

Machos e fêmeas têm diferenças de coloração. O machos tem a cor predominante verde brilhante, sendo a fêmea de coloração mais fosca. Os machos têm uma mancha destacada de cor violeta atrás dos olhos que se eriça na hora da corte à fêmea e durante as disputas com outro macho. Essa mancha violeta é responsável pela origem de um de seus nomes vulgares.

Como todo beija-flor, o macho só entra na reprodução para a cópula. Todo o restante do trabalho fica por conta da fêmea. Ela é quem constroi o ninho - tigelinha acolchoada de paina e material macio -, incuba os ovos e alimenta os filhotes. Um ou dois ovos de coloração branca.

Alimenta-se 95% de nectar de flores e 5% de insetos que captura em voos acrobáticos, parecendo uma linda dança no ar.

Habita cerrados, restingas e paisagens abertas.

Vive no Brasil, da Bahia para baixo até o extremo sul, extendendo sua área de abrangência até o Mato Grosso, Bolívia e Paraguai.

Seu nome Beija-flor-do-canto vem do fato dele ser um exímio cantor. Ele canta de um poleiro quase sempre o mesmo ou próximos. Qualquer observador que não conhece, não imaginará ser o canto de um beija-flor, dada a sonoridade e volume.









0 comentários: