teatro

06:42 Postado por Geremias Pignaton

Pelo relato do Jauber no flag "amigos" deste blog, vemos que, em Ibiraçu, no tempo da juventude dele, existiam grupos de teatro amador. Hoje resta apenas a lembrança deste movimento. E ainda assim, uma lembrança muito tênue. Por que não existe mais? Será que o povo se desinteressou?

Naquela época, tinhamos o espaço do teatro do Seminário Comboniano. Lembro-me, quando criança, de ir assistir a peças encenadas por grupos ibiraçuenses naquele teatro. O professor Narceu de Paiva Filho era um dos cabeças desses grupos teatrais.

Acredito que não temos mais teatro e outras manifestações culturais porque não temos incentivo dos lideres sociais: empresários, professores, diretores de escolas, vereadores e, principalmente, dos administradores públicos.

Existe em Ibiraçu algum órgão de incentivo à cultura na administração municipal? O que ele realiza? Alguém pode responder?

2 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Olá Gerê
    Até que enfim dispomos de mais um espaço para comentarmos e discutirmos os mais diversos assuntos e fatos. Parabéns pela iniciativa e que o sucesso seja paralelo ao IBIRINHA.COM.
    É de grande relevância a discussão sobre a utilização do Seminário de Ibiraçu, uma vez que foi construído pelo povo e hoje se encontra em poder de um pequeno grupo que o utiliza ou permite utilizar como se fosse propriedade construída ou comprada por eles, em detrimento dos verdadeiros donos, o povo ibiraçuense.
    Não sei se é verdade, mas quando da tragédia que se abateu sobre Ibiraçu em 06/01/2009 quando o mesmo foi usado como alojamento para desabrigados, surgiu o comentário de foi cobrado R$ 1000,00 de aluguel pela freira que o administra. É um fato muito grave que merece ser apurada sua veracidade.

  2. Fransergio disse...

    Arte virou apenas comércio e as pessoas apenas espectadoras... a arte popular deve renascer!!!