Caraibeiras /// Por Carlos "Cacau" Furieri

04:55 Postado por Geremias Pignaton


A caraibeira também é conhecida como craibeira, para-tudo, caroba-do-campo, cinco-em-uma, ipê-amarelo-do-cerrado. A árvore chega a ter uma altura entre 12,00m e 20,00m, a qual ocorre no semi-árido. Tem casca grossa com tronco tortuoso de 30 à 40 cm de diâmetro . Na Caatinga ocorre em terrenos localizados nos vales de rios e riachos . "A madeira é moderamente dura, textura média, grã irregular, extremamente flexível de baixa resistência ao apodrecimento". (LORENZI, p. 46) É uma árvore ornamental, tem também a madeira utilizada na construção civil. É usada na confecção de artigos esportivos, móveis, réguas flexíveis, peças curvadas , etc. Quando floresce no mês de setembro, apresenta-se desnudada de folhas proporcionando, dentro da paisagem da caatinga muita beleza. Frutifica no mês de outubro. Para a obtenção das sementes, colhe-se os frutos diretamente na árvore quando iniciam a abertura de forma espontânea. Deixa-se secar no sol até a liberação das sementes . Para germinar , coloca-se as sementes logo depois de colhidas em sacos individuais contendo substrato organo-arenoso. Cobrir com fina camada de substrato peneirado e molhar duas vezes ao dia.
Nas minhas andancas pelo sertão pernambucano pude constatar a beleza que a caraibeira proporciona ao sertão nesta época do ano. Neste período, quando a primavera se confunde com o verão, o calor deixa a vegetacão ainda mais seca, o cenário muda, porém a caraíbeira florece toda serelepe em meio à anunciacão de dias de pouca água. No final de semana passado, ao passar na estrada que liga Serra Talhada à Floresta, já próximo do Riacho do Navio, aquele mesmo cantando em prosa e verso por Gonzagão correndo para o Pajeú, saltou-me aos olhos a vida que a caraibeira da ao sertão neste período do ano. Lembrei-me imediatamente do Blog do Gere.
Postar uma destas fotos é sentir o cheiro forte do barro quase seco no Riacho do Navio, é entender que mesmo o amarelo do sol que consome o sertão é também aquele que anuncia que sempre há motivos para a vida, por mais que tudo pareça seco. Certamente, essa á mais uma obra divina.

0 comentários: