Aos mestres, meus ex-colegas

13:37 Postado por Geremias Pignaton

Fui professor durante 15 anos, de 1979 ao início de 1995. Trabalhei em Ibiraçu e Fundão. Em Fundão, numa breve passagem na escola Nair Miranda por seis meses, para fazer um favorzinho a uma diretora, amiga de minha mãe, que não conseguia um professor de química.
Gostava muito de lecionar, fazia por paixão. Tive que deixar pelo mesmo motivo que desestimula muitos vocacionados: os baixos salários.
O professor está sem a menor condição de trabalho no serviço público brasileiro. Enquantos outros profissionais de nível superior ganham 10, 15 mil reais, um professor ganha, no máximo, por volta de mil.
Todo país que quer se desenvolver precisa investir em educação. Valorizar o professor é urgente. E valorizar significa, antes de tudo, pagar bem.
Contudo, parabenizo os professores, sobretudo aqueles que, mesmo sem as mínimas condições, trabalham com prazer.

1 comentários:

  1. Unknown disse...

    Nós que possuímos filhos em idade escolar percebemos a falta da valorização dos professores, pois a cada dia que passa a qualidade deles tem caído. E porque dessa piora? Acho que, como aconteceu com o Geremias, acontece com quase todos. Os melhores e mais experientes vão deixando de lecionar para cuidar de suas próprias vidas buscando uma melhor colocação no mercado de trabalho. E quem padece então são os estudantes que ficam frustrados com baixa qualidade de ensino. Por fim a sociedade sofre com uma geração de profissionais despreparados que irão formar novas gerações igualmente com problemas. O investimento na educação começa pela valorização dos professores. Só assim teremos estudantes melhores. Parabéns aos abnegados mestres!! Mas preferiria menos homenagens e mais verbas para educação!