Indústrias

04:31 Postado por Geremias Pignaton

Quando as cidades crescem, normalmente, as indústrias vão se transferindo para fora da vizinhança residencial.


Em Ibiraçu, temos duas serrarias funcionando no perímetro urbano. Uma quase no centro da cidade, pertencente aos herdeiros do Sr. Renato Baptisti.


Em 2004, soube que a municipalidade doou um grande área de terra a essa indústria no Polo Industrial José Luiz Fiorotti, lá em cima, perto do Bairro Mutirão.


Na grande enchente de janeiro passado vimos muita madeira, inclusive toras, descendo rio abaixo e ajudando a reter a água. Houve quem atribuísse a essa madeira o represamento na ponte que caiu, contribuindo com o desastre e com a queda da ponte. Além disso, são muitos os transtornos provocados por uma indústria instalada dentro do perímetro urbano, sobretudo tão próximo do centro.

Não seria o caso da administração municipal tentar um acordo com os proprietários das serrarias para mudá-las de lugar

Não seria o caso de transferir essas indústrias para o polo industrial. Parece que área já existe, inclusive com doação legal.

No caso da indústria dos herdeiros do Sr. Renato Baptisti, a área onde ela está instalada hoje poderia ser utilizada para instalação da futura sede da prefeitura, visto que já existe uma unidade administrativa funcionando ali perto no antigo escritório da Acesita.

Poderia também ser utilizada para a instalação de um mercado municipal, deslocando um pouco o movimento do centro que já não comporta o fluxo de pedestres e veículos.

0 comentários: