Curicaca

03:45 Postado por Geremias Pignaton


O blogueiro, além de metido a escritor, é também metido a ornitólogo.

Esta manhã acordei com o barulho das Curicacas. Elas, na maior parte do ano, dormem no fundo do meu quintal, no buriti ou numa árvore seca quase igual essa aí da imagem. A curicaca pertence à ordem Ciconiforme, a mesma das garças, à família Tresquiornitídeos e tem nome científico "theristicos caudatus". Ela é um pouco menor que um urubu e seu canto é alto e estridente, lembrando uma galinha de angola. Habita praticamente toda América do Sul, menos os altos dos Andes e as geleiras polares. Gosta especialmente do Cerrado. Em alguns locais do Brasil recebe o nome popular de "despertador". Pela experiência aqui na minha casa, o nome é bastante apropriado.

Posted by Picasa

1 comentários:

  1. Fransergio Araponga disse...

    Gerê, se vc tiver algo sobre a araponga, posta aí. Lembro-me, quando estudava em ibiraçu, que todo dia voltava da escola e ouvia uma araponga "cantando", se é que aquilo pode ser considerado um canto. Se não me engano era o Maioli que tinha uma??? Se vc lembrar, favor refrescar minha memória... Um grande abraço!!!