Morro D'aricanga

08:45 Postado por Geremias Pignaton

Quando fui vereador de Ibiraçu na década de oitenta, por ser professor de ciências biológicas, adotei o discurso de defesa do meio ambiente. Desse discurso, surgiram algumas ações. Dentre essas ações, uma da qual me orgulho muito: o município criou uma reseva de florestas no Morro D'aricanga.
A reserva ficava sobre a Valada Maffei, onde existe um Jequitibá gigante com mais de 9m de circunferência na base do tronco.
As terras, cuja área compreende, salvo engano, 14 alqueires, foram adquiridos com a finalidade de virar uma reserva municipal. A mata é esplêndida e , além do jequitibá imenso, abriga espécimes de perobas, jucutupês, bicuíbas, pau sangue, vários jequitibás e outras espécies de madeiras nobres.
Não sei qual a situação atual, lembro que, depois de a criarmos, a prefeitura de Aracruz transformou em reserva toda sua parte do Morro D'aricanga.
Aquela floresta municipal proteje a cabeceira de uma das nascentes das águas que passa por Ibiraçu. É uma linda floresta e merece ser visitada por todos que gostam do ambiente natural.

0 comentários: