AUF X AFA

15:56 Postado por Geremias Pignaton

Amanhã é dia de confronto histórico. Uruguai e Argentina se enfrentam numa partida que tem tudo para ficar na história. Quem perder poderá não participar da próxima copa. Esse clássico sul- americano já decidiu uma olimpíada e uma copa do mundo. Isso em 1928 nas Olimpíadas de Amsterdã e em 1930 na Copa do mundo do Uruguai. Naquela época, os dois países dominavam o futebol mundial.
O Uruguai, depois da magistral vitória no Rio em 1950, a maior tristeza do nosso futebol, decaiu muito. Hoje não é nem sombra do futebol do passado. Enquanto a Argentina ainda é nossa adversária mais perigosa, tem futebol para nos enfrentar sempre.
Na economia e no desenvolvimento, contudo, os dois decaíram muito. Até os anos 50, os dois países eram economias fortes, países respeitados em todo mundo. Tinham uma economia baseada em exportação de alimentos, sobretudo a carne e o trigo.
A Argentina, nesses áureos tempos, era a quinta ou sexta economia do mundo. Tinha um PIB muito maior que o Brasil. Hoje, ela tem PIB menor que o de São Paulo.
Ainda são países que têm qualidade de vida e desenvolvimento maior que o nosso, mas estão em declínio e, se assim continuarem, breve estarão atrás de nós em tudo. Na riqueza da economia, na qualidade de vida, na infra-estrutura e nos esportes, inclusive futebol.

0 comentários: