Mal Necessário?

05:26 Postado por Geremias Pignaton

O Movimento dos Sem Terra - MST, vira e mexe, aparece nas páginas políticas Brasil afora por uma destas ações descabidas, ilegais, destruidoras e violentas. A última foi numa fazenda de laranjas em São Paulo. O MST é um movimento político que prega o socialismo e pretende tomar o poder. Esconde-se atrás da bandeira da reforma agrária.

Todo extremismo tem uma antítese. Se existe a ponta esquerda, é porque existe a ponta direita. Quem é a ponta direita? São o latifundiários. Eles tem uma organização imensa, representação política forte e lutam para manter uma estrutura agrária feudal, injusta, incompatível com o mercado moderno e com uma sociedade desenvolvida. As suas terras, muito mais do que inseridas no processo produtivo, servem à especulação.

Cumpre perguntar: quem faz mais mal à sociedade? Quem compromete mais o futuro dos nossos filhos? O MST ou os latifundiários?

O maior problema que vejo nisso tudo é que as loucuras do MST recebem porradas de todos os lados da mídia. E a sua antítese, a nossa arcaica estrutura agrária, sustentada por poderosos, passa quase ao largo dessas ácidas críticas.

Mesmo discordando das ações descabidas do MST, acho que, nesse contexto, ele é necessário para se contrapor a sua antítese.

1 comentários:

  1. Fransergio Rodrigues disse...

    Gerê, a TV mostra só um lado da história. É um jornalismo perneta. Também não defendo as deslizadas que o Movimento dos Sem Terra dá, mas deveríamos tentar entender toda a situação antes de julgar, coisa que as matérias dos jornais normalmente não fazem. Eles não reportam os acontecimentos, eles julgam de acordo com o interesse político . Vamos buscar mais informações, entender o que motivou o MST a invadir, foi só uma louca na cabeça dos caras? A quem realmente pertence aquela terra? Como foi adquirida? Isso são questões referidas a este evento que os jornais não se aprofundaram, ou não quiseram. Na verdade, se pegarmos este caso e começarmos a nos aprofundar, muitas outras questões sociais aflorarão, portanto, para o bem geral dos grandes detentores de terra, é melhor deixar baixo e botar a culpa nas tresloucadas do lado mais fraco.
    Existe um interesse em querer marginalizar o MST, e isso não é de hoje. Sei que há problemas nele, mas no geral é positiva a sua existência, justamente pelo que você disse... é a outra ponta da corda. Como saberíamos que aquela terra toda foi grilada se o MST não fizesse este barulho todo. A grilagem da terra ninguém condena?
    Nunca vi ninguém mudar nada derrubando pés de laranja, mas em casa sentado no sofá assistindo jornal nacional, também não!!! Todos acham que esse país é injusto e cheio de desigualdade, mas quase todos os movimentos sociais são marginalizados pela mídia e quase todo mundo aceita facilmente a idéia de que eles só atrapalham o bom andamento da nossa bela sociedade, vá entender este país!!!???