Evolução

15:45 Postado por Geremias Pignaton

Este post dedico a Fransérgio, meu querido primo, que me emocionou ao dizer que eu fui um dos melhores professores que ele já teve.
Fransérgio se mostra um pouco impaciente, como todos nós, com a lenta evolução da democracia brasileira.
Nossa vida é curta e nós temos uma pressa justificável para ver a democracia brasileira evoluir.
Entretanto, é natural que as coisas caminhem muito mais lentamente do que a gente deseja.
O trem vai lento, mas vai seguindo. Para ilustrar a evolução da democracia brasileira, conto um sucedido em Ibiraçu na eleição de 1982, quando fui candidato a vereador.
Em 1982 só existia Detran nas cidade grandes. O diretor era um político candidato a deputado estadual. Ele, então, inventou um tal de Detran Sobre Rodas para ir às cidade menores e facilitar a obtenção da carteira de motorista pelas pessoas do interior.
Esse Detran sobre rodas passou por Ibiraçu quinze dias antes da eleição e se instalou na escola de segundo grau.
Para tirar a carteira, o candidato tem que passar num exame de vista. Sabem como foi feito esse exame naquela ocasião? O candidato entrava numa sala de aula, sentava-se no fundo da sala e tinha que ler o que estava escrito no quadro-negro.
E lá estava: Para Governador: Carlito Von Schingen; para senador: fulano de tal, para deputado federal: Pedro Ceolin, para deputado estadual: Jorge Devens, para prefeito...
A chapa nossa adversária inteira. Nós ficamos putos. Fomos ao promotor e nada. Aquilo era normal. Imaginem isso hoje. Seria um grande vexame para os autores da façanha.

3 comentários:

  1. Anônimo disse...

    foi ai que tirei minha primeira carteira .

  2. Daniel Tino disse...

    HAUHAUHUAHAUA
    Muito boa a piada, só pode ser piada isso...
    Se bem que hoje em dia por incrivel que pareça ainda acontece algumas, ou melhor, várias coisas parecidas. Tem até cidade que tem nome de uma mesma família em praticamente todos momumentos, ruas, edifícios públicos, pontes, etc... e viva o presidente do congresso nacional...

  3. Fransergio disse...

    Gerê, obrigado pela dedicatória da resenha. Tive a felicidade de estudar em Ibiraçu todo o meu primeiro grau e tive excelentes professores, alguns acredito que ainda na ativa. Ana Alves na matemática (meu ponto forte), Lourdes no português (sofria comigo, ô cabra ruim de apreender português), Domingas (história e geografia), tio Carlinhos na educação física... entre outros. Você, além de ter me dado o apelido de China (lembra?), deixou algumas frases que de uma certa forma fizeram eu, na época com 12/13 anos, começar a refletir sobre muitas coisas. Por isso, digo que você um dos grandes professores que tive. Se não me engano vc teve algum problema com alguns alunos por causa de algumas coisas que dizia, ou foram as piadas? Não me lembro muito bem.

    Minha turma foi uma grande turma, onde as pessoas ainda faziam o primário em Ibiraçu, não sei como as coisas andam por lá hoje em dia.

    Um grande abraço!!