Fumacê

02:36 Postado por Geremias Pignaton


Fotos feitas pelo celular de um leitor.



Ontem Ibiraçu teve uma atuação inusitada da prefeitura. Pelas ruas da cidade o famoso fumacê.
Para quem não sabe, o fumacê é um antigo método de combater mosquitos, os também famosos pernilongos, com o uso de uma fumaça inseticida ou repelente..
Lembro-me quando morava em Vitória, nos anos 70, e via, nas tardes quentes, o fumacê passar cobrindo as ruas de densa fumaça com um cheiro forte de óleo diesel mal queimado.
Não sei como é feita essa fumaça, não sei que tipo de poluição ele causa hoje em dia, mas sei muito bem que isso é uma medida extrema. Só se usa quando o caso é muito grave.
Lembro-me quando o grande orgulho dos ibiraçuenses era dizer que em Ibiraçu não havia mosquito. Bons tempos.
Se existe focos grandes de mosquitos é sinal de que o ambiente está desequilibrado. A melhora do ambiente é tarefa de todos, não só da prefeitura. Porém, é o poder público quem deve coordenar esse tipo de atuação da sociedade.
Não vou dizer como se faz isso, os mandachuvas de Ibiraçu sabem muito bem como fazer, eles não são burros. Não fazem porque têm outros interesses. Trabalhar pelo bem-estar da cidade não é prioridade. O principal para eles é se manter no poder, é ganhar as eleições. Nisso sim eles são craques.

1 comentários:

  1. MURO DE ARRIMO NA AV GETULIO VARGAS.. DUVIDA disse...

    SIMPLES

    CAMPANHAS!! PARA NÃO JOGAR LIXO!