Cristo Redentor No Corcovado

02:36 Postado por Geremias Pignaton

foto: superpassos.com.br



Hoje, 12 de outubro de 2011, é feriado nacional, dia de Nossa Senhora de Aparecida. Também é dia dedicado às crianças. Além disso, hoje se comemora os 80 anos do monumento do Cristo Redentor do alto do Corcovado no Rio de Janeiro.
O monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, cinco anos depois de iniciada sua obra. Foi feito em concreto armado, revestido de placas de pedra sabão. Tem a altura de 38 metros, sendo o pedestal de 8 metros. A envergadura é de 30 metros.
Existe uma falsa história de que a França doou o cristo para o Brasil. Toda a obra foi feita por brasileiros e custeada por donativos arrecadados nas igrejas católicas. O projeto e a execução foram brasileiros, apenas contou com um arquiteto e escultor francês que trabalhou voluntariamente, talvez daí a falsa história.
É a segunda maior imagem de Cristo do mundo. Só perde para uma existente na Polônia.
Está situado no alto do morro do Corcovado a 709 metros acima do nível do mar.
O trem que vai ao topo do morro está lá muito antes do Cristo. A ferrovia foi feita ainda no império e levava turistas para o maravilhoso mirante do morro, que já era muito visitado antes do Cristo Redentor.
Em 2007, foi eleito, numa votação na internet, uma das novas sete maravilhas do mundo.
É um símbolo da cidade do Rio de Janeiro, do Brasil e de toda a América Latina.
Sua beleza como monumento é extremamente valorizada pela sua localização. Certamente, se a mesma estátua fosse colocada em outro lugar, não alcançaria tanto sucesso, nem seria tão espetacular.
Muito mais que um símbolo religioso, a imagem do Cristo Redentor virou uma marca mundialmente conhecida.

0 comentários: