Aves do Meu Quintal

06:23 Postado por Geremias Pignaton





Clique nas fotos para ampliar.


De cima para baixo.

Anu preto, muito conhecido por todos, está presente em todas as regiões do Brasil. De tudo que li sobre esta espécie o que mais me impressionou foi o sistema de alerta do bando. Quando o perigo se aproxima pelo chão, um gato, uma raposa, ou outro mamífero predador, o indivíduo que avista emite um canto característico e os membros do bando sobem para os altos das árvores e arbustos. Quando o perigo vem pelo alto, um gavião ou coruja, o alerta é diferente e os indivíduos descem para os galhos mais baixos ou para o meio do capim.

Sabiá poca, tem como marca o bico amarelado. Ela é a mais mansa das sabiás e canta muito, um canto maravilhoso. Na foto ela está cantando, a menos de três metros de mim.

Curicaca, uma espécie de íbis, muito conhecida no Brasil central. Em algumas regiões é conhecida como despertador, por ter o hábito de, ainda com escuro, sair voando do pouso noturno emitindo seu canto estridente.

Coró-coró, outra íbis, com coloração esmeralda. O nome é uma onomatopeia do canto. Bicho muito arisco, quando assustado voa emitindo seu canto característico.

Bico-de-pimenta, lindo pássaro do gênero Saltator, o mesmo do trinca-ferro-verdadeiro e da tempera-viola. Além de lindo, emite um canto maravilhoso. Fotografei o bicho cantando e estava na companhia de minha mãe e dos meus filhos.

As três últimas espécies não são encontradas na região de Ibiraçu.

0 comentários: