Ocupar Wall Street

05:31 Postado por Geremias Pignaton









O mundo anda em polvorosa. Depois da queda do Muro de Berlim, achava-se que o capitalismo não teria mais adversários. Realmente, durante muito tempo não teve. Hoje, entretanto, os contrários ao capitalismo não são mais os comunistas, os comedores de criancinhas, os vilões contrários à liberdade e  à democracia. Hoje os adversários nascem dentro do próprio capitalismo, como uma doença auto-degenerativa que ataca um organismo.
 O capitalismo sempre teve a enorme capacidade de se recriar, de adaptar-se a situações adversas, de reinventar seus mecanismos para a própria preservação. Haja vista a China que ainda não saiu do mais retrógrado comunismo para ser um dos pilares do capitalismo atual. A China onde não existe liberdade  e põe por terra a principal defesa do capitalismo na época da Guerra Fria: a associação do sistema  à democracia.
  Estamos assistindo abalos na economia europeia e americana, acompanhados de manifestações populares imensas. No seio do capitalismo, nos USA, um movimento popular convocado pela internet e chamado Ocupando Wall Street vem mostrando ao povo americano e ao mundo que as coisas estão mudando mesmo.
  Muitas vezes se pregou o fim do capitalismo, mas agora parece que é mais sério.
  Esta semana o filósofo esloveno Zizek (foto) fez um discurso num desses protesto do Ocupar Wall Street que vale a pena dar uma atenção. leia-o no link http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/A+TINTA+VERMELHA+O+DISCURSO+DE+SLAVOJ+ZIZEK+NO+OCCUPY+WALL+STREET_1659.shtml

0 comentários: