Primavera Árabe

07:18 Postado por Geremias Pignaton


foto:odiariodepernambuco




Festejamos a primavera árabe como uma novidade na política mundial. Em países assolados por ditaduras velhas, ditadores cruéis, políticas antiquados, o povo vai às ruas se manifestar por democracia. Nesse embalo o povo egípcio derrubou o ditador Mubarak, no primeiro semestre deste ano.
Ontem, vimos apreensivos a notícia de que dezenas de pessoas morreram e centenas ficaram feridas no confronto entre manifestantes cristãos contra a polícia. Os cristão se manifestavam em protesto contra uma violenta invasão de uma igreja por muçulmanos na semana anterior.
Aí reside o medo do mundo. Será que as ditaduras serão substituídas por democracia, ou grupos de religiosos fanáticos, aproveitando o vácuo do poder, se assenhorarão do Estado, transformando-o em estado confessional, onde a religião dita as leis e a ordem?
Estamos esperando para ver. Religião - a história está careca de mostrar - não combina com ações de Estado. O estado democrático é sempre laico, não combina democracia com domínio religioso.
Os cidadãos têm o direito de acreditar no que quiserem, inclusive o direito de não acreditarem em nada.

0 comentários: