Quiri-Quiri

14:59 Postado por Geremias Pignaton

foto: flickr.com

O Falco sparverius, conhecido popularmente como quiri-quiri, falcão-americano, gavião- mirim, gaviãozinho, gavião-rapina- na região de Ibiraçu o chamamos só de rapina- é uma das menores aves de rapina do Brasil.
Mede de 23 a 27 cm, pesa de 85 a 140 gramas. apresenta um dimorfismo sexual não muito acentuado. Os machos têm cabeças e asas mais azulados e menos manchas no abdome, a fêmea tem o abdome mais rajado, com estrias em vez de pintas. As belas pintas da cabeça são iguais nos dois sexos.
Habita toda a américa desde o Alaska até a terra do fogo. Não frequenta áreas de florestas, preferindo os campos e vegetação mais aberta. Adaptou-se perfeitamente às áreas urbanas e é comum usar fios de eletricidade como pouso.
Alimenta-se de insetos e pequenos répteis, cobras e lagartos, além de pequenas aves. Usa um pouso como ponto de caça, donde observa suas presas para desferir o ataque. Pega e mata a presa no solo e depois a leva para ser devorada no pouso. Comum observá-lo caçando em voo peneirado - parada no ar.
Nidifica em ocos e buracos de barrancos. Normalmente, dois ovos esbranquiçados.
Vivem aos casais em território de caça, que defendem com muita agressividade. São atacados por beija-flores e tesourinhas em voo. Também atacam gaviões maiores quando penetram seu território.
Aqui na chácara onde moro, divido o espaço com um casal destas aves . Uso uma casa velha como galinheiro e o casal, dias atrás, entrava em voo pela janela para pegar os pintinhos lá dentro. Tive que dar um jeito de consertar a janela quebrada.
É divino o voo veloz desse bichinho, sobretudo quando desfere o ataque.

0 comentários: