Batuíra

01:52 Postado por Geremias Pignaton

Foto: pt.fantasia.wikia.com


A batuíra-de-coleira é uma ave Charadriiforme, da família Charadriidrae. Apesar de bem menor, se olharmos com atenção, notaremos semelhanças com uma ave muito conhecida da mesma família, o quero-quero. Seu nome científico é "Charadrius collaris" e é também conhecida popularmente como batuíra-da-costa.Vive do México para baixo, em toda América, habitando praias de rios, lagos e mares. Reproduz-se em casais, pondo seus ovos diretamente na areia, geralmente em número de 2. Os ovos são brancos amarelados e manchados por pintinhas, o que produz um fantástico mimetismo. Mede em torno de 15 cm e é uma ave inconfundível pelo seu voo rápido e caminhar ligeiro sobre a areia. Alimenta-se de insetos, pequenos moluscos e artrópodes que apanha na areia.
Minha esposa, acostumada a ver essas aves nas praias desertas de Barra do Sahy, diz que sua corridinha é muito engraçada, lembrando cenas de filmes de animação.
Seu canto, quase insignificante, pode ser ouvido no link http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=charadrius+collaris

Dedico este post a todos os que frequentam as praias de Barra do Sahy e adjacências e que vêem cada vez menos esta ave por lá.

0 comentários: