A Ausência de Lula

03:08 Postado por Geremias Pignaton

A visita de Obama foi marcada por um fato curioso: O ex-presidente Lula não deu as caras. Foram Sarney, Collor, Itamar e FHC, quatro ex-presidentes, mas Lula, o mais ex-presidente de todos, foi convidado e não apareceu. A explicação dada por ele foi de que está de quarentena e não quer ofuscar a presidente Dilma neste início de governo.
Na verdade, o motivo foi outro. Uns dizem que foi ciúme, outros que ele queria um destaque maior do que lhe seria dado, enfim, várias explicações para a real causa.
Eu, analista político prático amador, acho que ainda não engoliu aquele imbroglio do acordo com o Irã. Obama deu a carta branca para Lula negociar e depois tirou da seringa. Obama fez um papelão e Lula, com razão, ficou puto.
A ausência foi para Obama ver e nem tanto para a torcida interna do Brasil. Sem Lula, a visita ficou menor.

1 comentários:

  1. Guti Lanschi disse...

    Geremias, é isso aí! Aos olhos do mundo, Lula é muito mais significativo que o Obama. Lula mudou o Brasil, nos colocou no mapa do mundo e teve a ousadia de tomar posição diferente dos americanos e das vaquinhas de presépio da Europa. Obama é só mais um presidente americano, não muda nada e continua a mesma velha política do faroeste. O premio Nobel da Paz aproveitou a visita para entrar em mais uma guerrinha de interesses. /// Falando em guerra, se juntar as mortes de vítimas inocentes dos ditadores do Iraque, da Líbia e do Talibã, o numero não chega nem perto das mortes civis ocasionadas pelos defensores dos direitos humanos.