O Cano de Um Milhão de Dólares

16:25 Postado por Geremias Pignaton




Na década de 90, por volta de 1995, ano em que deixei Ibiraçu, começou uma grande obra na cidade. Foi uma obra que trouxe enormes transtornos. As ruas foram esburacadas, o calçamento quebrado, durante as chuvas era lama, na seca a poeira, a obra se arrastou por mais de ano. Era a obra para o tratamento de esgoto da cidade. Na obra foi consumida uma verba de quase um milhão de dólares - fala-se em dólares porque a verba vinha do Banco Mundial.
O prefeito da época, senhor Adélio Cecatto, chegou a declarar que a obra depoluiria o Rio Taquaraçu e que poderíamos beber a água lá para baixo.
Hoje temos as fotos aí de cima. É a foto do monumento ao desperdício de dinheiro público na cidade de Ibiraçu. É a foto do cano que levaria o esgoto ao Pinicão, cavado e construído ao lado do viaduto da estrada de ferro, nas margens da rodovia Ibiraçu-Aracruz.
O blog não sabe de quem é a culpa por esse desperdício. O prefeito da época era o Senhor Adélio Cecatto, mas outros prefeitos vieram e atestaram o funcionamento do tratamento de esgoto. O Ministério das Cidades, responsável pela fiscalização, também atestou esse funcionamento. Entretanto, o fato é que jamais a cidade foi beneficiada por um tostão desses 1 milhão de dólares, jamais teve um litro de esgoto tratado e nunca deixamos de jogar o esgoto "in natura" no rio.
Fica aí o registro para que as futuras gerações não permitam que esse tipo de coisa aconteça. Fica também o exposto para que as autoridades competentes investiguem o ocorrido, se ainda tiver tempo. Fica a foto de uma vergonha que muitos em Ibiraçu esqueceram ou desconhecem.

As fotos foram tiradas na ponte sobre o Rio Taquaraçu, na estrada que vai para a propriedade da família Sirtoli, também que vai para outra vergonha, a casa onde disseram que funcionaria o hospital do câncer. O cano é muito fino para comportar todo o esgoto da cidade e está apoiado em trilhos de estrada de ferro, soldados sobre o rio. Vê-se nitidamente que a estrutura que foi construída era precária para o que se pretendia.

Clique sobre as imagens para ampliar.

1 comentários:

  1. Carlos Cacau Furieri disse...

    Gere, sinto um mal estar tremendo toda vez que vejo os seus questionamento sobre questões como esta fotografada e postada no seu blog e ninguém responde nada. Ibiraçu merece uma resposta. Quem sabe o Banco Mundial possa nos responder? Ficamos sempre à deriva toda vez que fazemos questionamentos desta natureza. Será que é porque não prestamos??? Não valemos nada???? Triste constatação da realidade.