O sumiço de Ulysses Guimarães

05:44 Postado por Geremias Pignaton

Não é título de matéria jornalística de 1992. Nesse ano, Ulysses Guimarães sumiu num acidente de helicóptero no litoral sul do Rio de Janeiro.
É que Ulysses Guimarães também sumiu ontem.
Nos fins de semana e feriados, há cinco anos, trabalho como guia de turistas que visitam o Congresso Nacional. De ontem até 30 de maio, faremos algumas visitas encenadas. Durante a condução dos grupos pelas dependências da Câmara e do Senado, alguns personagens da história do parlamento e da história de Brasília aparecem em pequenas apresentações teatrais. Tem JK, Lúcio Costa, Rui Barbosa, Princesa Isabel.
Ulysses Guimarães aparece no interior do plenário da Câmara fazendo um discurso sobre a constituição de 1988.
Nós, os guias, durante nossas apresentações, damos as deixas para que os atores entrem. Tudo muito bem azeitado.
Ontem, eu era encarregado da primeira visita encenada feita por um servidor do senado. Antes de mim, foi feita por uma servidora da Câmara. O ator que representava Ulysses, ficou aguardando atrás da mesa do plenário. Eis que, por uma comunicação atravessada, o Ulysses foi avisado que não teria mais a visita de meio-dia, a minha.
Entrei no plenário e a moça que coordenava os atores disse que Ulysses não estava mais lá. As pessoas sentadas, eu falando sobre o funcionamento do plenário e de olho na coordenadora dos atores.
Ulysses sumiu!
Fui alongando um pouco minha exposição para ver se ele aparecia.
Por sorte, já no fim do tempo máximo cabível, deram-me o ok e, para a felicidade de todos, Ulysses apareceu.
Essas visitas estão muito interessantes. Muitas pessoas estão se emocionando.
Eu próprio me emocionei durante a apresentação do Lúcio Costa.

0 comentários: