Libertação

14:24 Postado por Geremias Pignaton

Além do dia de San Marco, 25 de abril é um grande feriado na Itália. É o dia que se comemora a libertação do país das forças nazi-fascistas.
Há 65 anos, os aliados, liderados pelos americanos, inclusive com a participação de forças brasileiras na Toscana, expulsaram os exércitos nazistas da Itália.
Lutando do lado dos aliados estava também a resistência italiana. Eram os "partigiani". Formavam um exército de 100 mil guerreiros. A grande maioria era composta por nacionalistas de esquerda, sobretudo os componentes do PCI - Partido Comunista Italiano-, que depois veio a ser o maior partido comunista do ocidente.
Até hoje, a divisão ideológica na Itália é muito grande. Esses "partigiani" esperavam chegar ao poder por sua bravura em expulsar o inimigo.
Com a guerra fria da década de 1950, os EUA devolveram o poder aos direitistas, frustrando os membros da resistência.
A política italiana, de lá para cá, sempre foi marcada por forte separação ideológica.

1 comentários:

  1. fiscal disse...

    Sei não hem? mas parece que o bicho pegou na praça de são marco. Hoje não teve nada e parecia que estava prevista alguma atividade comemorativa. dizem que houve um mal entendido na missa e melou tudo. separaram os verdes e os vermelhos e aí deu bicho.