Famiglia Furieri

03:14 Postado por Geremias Pignaton

Outra foto verdadeiramente de Famiglia. Foi-me enviada muito gentilmente por Luiz Furieri, o Luca. É a foto da família da minha mãe. Os nove irmão e a Vovó Joana. Esta também foi uma família que muito contribuiu para a formação de nossa sociedade ibiraçuense. Foto feita na saída lateral da Igreja Matriz de Ibiraçu. Nela vemos, da esquerda para a direita, Celestino, Hilário, Benito, Alfeu e Antônio; Brígida, Mamãe, Vovó Joana Piol, Hélia e Gertrudes. Esta foto temos num porta-retrato na minha casa. Queridos tios. Apenas mamãe, Tia Hélia e Tio Alfeu estão vivos.
Vovó era uma pessoa de coração manso, quietinha, humilde, tímida, tinha, entretanto, muita garra e determinação no trabalho. Era de uma também imensa família de Ibiraçu, os Piol, cuja origem deve ser a região de Belluno, no Vêneto, lá nos Alpes.
Adorava quando minha avó Joana ia passar uma temporada lá em casa. Ela fazia uma minestra fantástica. Mamãe trabalhava fora, eu era criança, vovó me fazia companhia, sem contar que o jantar sempre saía mais cedo.
Aquela minestra quentinha, ainda fumegando, no finalzinho da tarde, acompanhada de ovo e queijo ou linguiça de porco...Huuuummmm! Lembranças gastronômicas...Afetivas...Minha linda infância!

3 comentários:

  1. Carlos Cacau Furieri disse...

    Fotinha massa!!! Família de gente pacata e muito inteligente. Gente que ajudou a construir Ibiraçu. Não conheci Tia Brígida. Dos demais, lembro-me perfeitamente. Um dos meus orgulhos é carregar o nome Celestino. Sou Carlos, do meu vô Pagiola, a quem gostaria muito de te-lo conhecido, e Celestino, dos Furieri, a quem tive o prazer de viver ótimos momentos. Gere, valeu por mais uma. Sou fã do seu blog. Tio Luca, belíssima lembrança. Parabéns a todos. Vida que segue. Carlos Cacau Furieri

  2. Claudia Furieri disse...

    Fiquei super feliz de ver esta foto postada em seu blog. Tenho orgulho de fazer parte desta família. Sou filha do Hilário Furieri( o 2º da esquerda para direita). Possuo esta foto em minha casa. Herança preciosa, parte da nossa história.

  3. Matheus Fantin disse...

    Já vi essa foto muito na casa da minha bisavó Brigida, ela faleceu em 2007. Mas o marido dela ainda é vivo. Queria ter conhecido mais dessa parte da fámilia.