Transparência

17:10 Postado por Geremias Pignaton

Recebi hoje uma mensagem de uma pessoa de Ibiraçu, não muito íntima minha, pessoa conhecida, mas com quem muito pouco conversei na vida, pedindo para que eu não pare de publicar no blog a lista de pagamentos da prefeitura, mês a mês. Disse que isso é muito importante para a cidade e que os cidadãos têm a oportunidade de estarem mais próximos das finanças do município.
Concordo plenamente. Acho que a cidadania compreende o conhecimento básico das finanças públicas e a noção de que a tarefa mais importante de um homem de Estado é aplicar, com rigor ético e zelo, os recursos públicos. Também é dever do administrador público mostrar aos cidadãos como os recursos são aplicados.
O que publico, na verdade, é muito pouco. Das centenas de pagamentos feitos mensalmente pela prefeitura, eu publico algumas dezenas, somente aqueles que ultrapassam 5 mil reais. Isso é um trabalho árduo. Cada publicação de um mês dá um trabalhão de duas a três horas, fazendo contas e escrevendo. Tudo feito com a lista em papel impresso e a calculadora na mão para somar os pagamentos.
Faço esse trabalho com a certeza de que estou contribuindo para o município.
Entretanto, tudo poderia ser facilitado se a prefeita quisesse. A prefeitura poderia disponibilizar essas prestações de contas mensais na internet para que qualquer cidadão, com um clique de mouse, pudesse ter acesso completo.
Inclusive, ano passado, um projeto de lei obrigando a prefeitura a fazer assim foi reprovado na Câmara Municipal. O vereador Nilsinho apresentou o projeto, que foi rejeitado por 5 votos a 4. Os cinco vereadores da prefeita - não são do povo, são da prefeita - fecharam contra, num trabalho oposto ao próprio exercício da vereança. A principal tarefa do vereador é fiscalizar e eles querem dificultar o próprio trabalho. Pode?
E não me venham dizer que isso é impossível por questões técnicas. Se falarem isso, empresto meu filho de 10 anos para ir a Ibiraçu e fazer em alguns minutos a publicação desses balacetes e dessas listas de pagamentos na rede mundial.
Desafio a prefeita a fazer isso já para o mês que vem. Aliás, pode publicar todas as prestações de contas dos últimos 10 anos.
Senhora prefeita, é sua chance de mostrar a verdadeira transparência na sua administração. Mostrar que a senhora é uma mulher moderna, emancipada, evoluída e honesta. Mostrar que a senhora, ao contrário do que dizem, não é um preposto do seu marido. Abra as suas contas na internet, ponha tudo ao alcance do mouse do cidadão.

Mais do que um nome para prefeito, na próxima eleição, devemos votar em alguém que assuma esse compromisso de transparência. Com a internet, não é possível que ainda tenhamos esses pagamentos encobertos, longe dos olhos da cidadania.

0 comentários: