Pinhé

15:19 Postado por Geremias Pignaton

A ave de rapina de nome científico "Milvago chimachima" é conhecido na região de Ibiraçu como pinhé ou grapinhé. Esse nome vem da onomatopeia do canto. Porém, na maior parte do Brasil, é conhecido como gavião-carrapateiro, pelo hábito de pousar sobre animais de grande porte para comer os carrapatos.
Mede 40 cm e pesa em torno de 300 g, sendo a fêmea um pouco mais pesada que o macho.
Ocorre em todo o Brasil e grande parte da América do Sul e Central.
Constrói ninhos sobre grandes árvores e põe até sete ovos amarelados, quase brancos. A fêmea cuida da incubação e o macho a alimenta durante o choco e no início da criação dos filhotes. O adulto tem peito e abdome brancos amarelados, asas e cauda escuras. Possui uma mancha escura sobre o olho. Macho e fêmea não possuem diferença visual. Os filhotes, entretanto, quando saem do ninho, têm uma coloração toda marrom escura , com umas manchas claras no peito e ventre.
Vivem aos casais e são territorialistas, expulsando outros da mesma espécies que se intrometem no seu território. Alimentam-se de insetos, pequenos lagartos, rãs, ovos e filhotes de outras aves. Também são carniceiros, podem comer carniças de pequenos animais, não baixando em grandes carcaças como os urubus e carcarás.
Seu piado "pinhé" é muito parecido com o do gavião-carijó, serve de alerta e para demarcar território. Pode ser ouvido linkando http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=milvago+chimachima

0 comentários: