Tico-tico

15:03 Postado por Geremias Pignaton



O tico-tico é um pássaro da família Emberezidae de nome científico Zonotrichia capensis. Presente em todo Brasil, menos nas regiões florestadas da Amazônia. Vive aos casais e tem o hábito de ficar no solo, aos pulinhos, procurando grãos e insetos que são o grosso de sua alimentação. Come também frutas. Observo sempre, aqui onde moro, eles virem comer as bananas que ponho para alimentar os bichinhos.
Seus ninhos são próximos do solo, normalmente construído no meio do capim alto. Seus ovos podem ser atacados por chopins que colocam ovos nos ninhos e o tico-tico cria os filhotes como se fossem seus. É comum ver o tico-tico alimentando filhotes de chopins muito maiores do que ele. Em Ibiraçu e região, os chopins são chamados de grumarás e existe um ditado muito difundido que diz "eu não sou tico-tico para criar grumará".
O tico-tico é um pássaro muito popular. Foi o nome da primeira revista infantil do Brasil. O chorinho "Tico-tico no Fubá" , de Zequinha de Abreu, é uma das músicas brasileiras mais conhecidas no mundo.
Seu canto é muito bonito e é ave apreciada por criadores de pássaros de gaiola. Clique no link para ouvir o canto http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=zonotrichia+capensis.
Cumpre destacar que ele tem um canto assobiado chamado de "canto noturno" que diz "maria já é dia". Ele só entoa esse canto nas madrugadas e ao escurecer.

0 comentários: