Quinta Coluna

05:28 Postado por Geremias Pignaton

As colônias italianas brasileiras aderiram quase maciçamente ao Integralismo, que era um movimento nacionalista de direita, comandado por Plínio Salgado, inspirado no sucesso do fascismo italiano. Era segunda metade da década de 30 passada, Getúlio Vargas ditador combatia com mão de ferro os movimentos políticos que lhe eram contrários, de direita ou de esquerda. Os militantes integralistas vestiam-se de verde, tinham uns rituais paramilitares e  uma saudação tupi-guarani, Anauê! (você é meu irmão!)
Em Ibiraçu, isso também aconteceu. A italianada aderiu ao Integralismos. Papai foi militante de camisa verde. Um dos líderes do movimento em Ibiraçu era Guilherme Pagiola.
As autoridades eram indicadas pela ditadura de Vargas e o ódio aos italianos era muito comum. Papai contava-me sempre que, nessa época, eles não iam à rua, nem andavam sozinhos ou em grupos pequenos. A perseguição da polícia era imensa.
Quando estourou a Segunda Guerra,  a coisa piorou. Com a entrada do Brasil, piorou mais ainda. Os italianos passaram a ser perseguidos e chamados de "quinta coluna", jargão da época que queria dizer que estavam do lado do adversário. Em Ibiraçu era pior ainda, pois os padres eram alemães: Luiz e José Parensen. Colônia italiana e padres alemães.
Neste período o delegado de Ibiraçu era um tal de Pedro Alcântara. Esse delegado chegou ao cúmulo de invadir a canônica, tomar um rádio dos padres, sob a alegação de que eles eram espiões e estavam escutando e transmitindo notícias a Hitler. Ele também invadiu o cemitério e retirou todas as cruzes e inscrições em italiano dos túmulos.
Foi um período duríssimo vivido por nossos ancestrais italianos. Período em que eram vistos como criminosos, bandidos e tratados como cães sarnentos.
Por tudo isso que, dias atrás, dei a sugestão de o município, com seu departamento de cultura, fazer, junto às familias, um levantamento no cemitério, ver os imigrantes italianos que lá estão enterrados, reformar os túmulos e botar inscrições destacando-os como fundadores e pioneiros dessa nossa amada terra. Seria também uma forma de reparar a injustiça feita naquela época da guerra.

0 comentários: