Aves do Meu Quintal

18:16 Postado por Geremias Pignaton






Clique nas fotos para ampliá-las.



Fotos feitas por mim de aves que frequentam meu quintal. O metido a fotógrafo aqui vai começando a pegar o jeito. Vamos comentar cada foto.

- A primeira lá de cima é a guaracava-de-barriga-amarela ou maria-é-dia. É um passeriforme da família dos tiranídeos, a mesma do bem-te-vi. Tem um topetinho saliente e um canto bem alto e longo, geralmente vocalizado em dueto pelo casal. Canta muito cedo pela manhã, daí o nome popular de quem anuncia o amanhecer.
-A segunda é do anu branco. Ave muito conhecida por todos, feio, mas muito fotogênico. Esse bicho sempre merece um clique do fotógrafo.
- A terceira é do tuim. Ele é da ordem dos Psitaciformes, a mesma de papagaios, araras e periquitos. Difere dos periquitos maiores por ter cauda curta. É o menor psitacídeo que habita o Brasil. Tem dimorfismo sexual. Este da foto é macho, ele apresenta uma mancha azulada grande por baixo das asas e lateral do ventre. A fêmea não tem essa mancha e é mais amarelada.
- A quarta é uma ave maravilhosa. Sua coloração verde metálica e seu enorme bico o assemelham a um enorme beija-flor. Nada a ver um com o outro. Este é um ariramba-de-cauda-ruiva. Pode ser encontrado aí na região de Ibiraçu. Vou publicar, mais para frente, um post só dele, ele bem merece. Esse aí da foto é macho. A fêmea possui a coleira da cor marron da barriga.
- A quinta é uma pomba muito comum por aqui em Brasília. Chama-se pomba-galega, devido as penas esbranquiçadas da maior parte do corpo. Elas pousam numa embaúba seca que está perto da bica no fundo do quintal. Difícil olhar para a árvore seca e não ver uns cinco indivíduos dessa espécie.


0 comentários: