Tapaculo-de-Colarinho

05:48 Postado por Geremias Pignaton


Photo Bertrando


O tapaculo-de-colarinho, nome científico Melanopareia torquata, é uma ave passeiriforme da família Melanopareiidae. Esse pequeno pássaro mede aproximadamente 14 cm, tem um colarinho preto que emenda com uma máscara preta e branca nos olhos. Seu ventre e parte inferior do pescoço são cremes e seu dorso é ferrugíneo. Na parte superior do pescoço tem uma mancha ferrugínea mais avermelhada que emenda com o colarinho negro.
É ave do cerrado, ocorrendo do sul do Pará até o norte de São Paulo, onde encontra-se ameaçado de extinção. Mais fácil de ser ouvido do que visto. Vive saltitando na parte baixa, bem próximo do solo, onde se alimenta de insetos. Seu piado forte, um assovio longo e entrecortado, pode ser ouvido de longe. Veja o filme de um desses piando http://www.youtube.com/watch?v=eYTQAJ89mlQ.
Muito abundante aqui nos arredores de Brasília.


A emoção de um observador de aves como eu de ver uma espécie pela primeira vez é indescritível. Até alguns meses atrás, jamais tinha visto esse pássaro - eu sou originário da Mata Atlântica, lá não existe. Ouvia seu canto no cerrado perto de onde moro e não sabia qual ave o emitia. Fazendo uma caminhada na estrada perto de casa, ouvi o canto. Fui cuidadosamente aproximando e vi este belo pássaro. Um show!

0 comentários: