Famiglia Pignaton - Francenigo 300 Anos

02:54 Postado por Geremias Pignaton

Foto: Pintura no interior da Igreja de San Tiziano em Francenigo




Peço desculpas aos leitores que não são da minha família, mas como muitos dos dois zilhões e meio de leitores deste blog são meus parentes, este post é para os leitores Pignaton. Lógico que os outros também podem ler.
Hoje, depois do resgate feito por Carlinhos Pignaton e por mim há vinte anos, temos a certeza que Basilio Pignaton, nosso bisavô, saiu em 1877 de Romano, uma "Frazione" da então Comune de Vigonovo, da então Província de Udine no nordeste da Itália, no pé dos Alpes Friulanos. Hoje, depois de uma fusão, a comune chama-se Fontannafredda e a província, depois de uma emancipação de Udine, chama-se Pordenone.
Basílio morava ao lado da Igreja da "Madonna del Rosario" em Romano. Infelizmente, a casa velha não está mais lá, mas a igrejinha, do Século XV, ainda está lá com seu maravilhoso altar esculpido em madeira.
O pai de Basílio, nosso tetra avo, chamava-se Domenico e não era natural dali. Os parentes contactados diziam que ele era oriundo de Sacile, uma comune vizinha, porém não tinham a informação segura de qual "Frazione" de Sacile ele tinha vindo.
Depois de algumas especulações e de alguns contatos, sobretudo com Maria e Libero, dois primos maravilhosos, todos dois beirando os 90 anos, chegamos à informação de que Domenico, nosso tetra avô, veio de Francenigo.
Francenigo é uma "frazione" de Gaiarine, uma comune da província de Treviso, situada na divisa com Pordenone, às margens do Rio Livenza.
Francenigo está a 10 km de Romano. Ou seja, a última migração da família, antes de vir para o Brasil, foi de apenas 10 km.
Essa informação é bastante relevante. Antes dela, não tínhamos referência para buscar história anterior da família. Agora, poderemos ir a Francenigo pesquisar.
Maria me assegurou que lá em Francenigo a família viveu por mais de 300 anos. Estamos, portanto, falando em quase 500 anos de história, se contarmos os mais de 150 anos do nascimento de Basílio e mais algum tempo da migração interna deles.

O Rio Livenza é um importante curso d'água da região. Ele nasce nos Alpes de Pordenone, desce em direção ao Mar Adriático, grande parte de seu curso faz a divisa entre Pordenone e Treviso, entra na província de Veneza e desagua no maravilhoso balneário de Caorle.
Aquela zona é divisa entre as provícias de Pordenone, Treviso e Veneza; divisa entre as Regiões do Veneto e Friulli Venezia-Giulia. Os Pignatons têm, portanto, influências culturais das duas regiões e das três províncias. Essas influências se perderam no tempo aqui no Brasil, restando poucos traços perceptíveis, mas podem ser perfeitamente resgatadas.
A confusão inicial com Sacile se deve ao fato de Francenigo estar ao lado, mais perto de Sacile do que de Gaiarine a sede da Comune.
Para entender melhor: a Federação Brasileira é dividida em União, Estados e Municipios. São, portanto, três unidades administrativas. Na Itália são quatro: União, Região, Província e Comune. O município aqui e a comune lá são a células político-administrativas.
Tempos atrás, apareceu uma especulação de que os Pignatons eram descendentes de franceses. Curiosamente, a palavra Francenigo tem raíz parecida com França. Certamente, essa especulação não veio daí. Veio do nome de nossa Bisavó, Luigia Mazzon. Escreveram errado no cartório em Ibiraçu e o sobrenome ficou "Masson", igual a um famoso sobrenome francês.

0 comentários: