Saí-Andorinha

06:36 Postado por Geremias Pignaton





O saí-andorinha é uma ave passeriforme da família Thraupidea, a mesma das saíra e dos sanhaços. Nome científico Tersina viridis. É um dos pássaros mais belos de toda a nossa fauna. Mede em torno de 18 cm. Apresenta dimorfismo sexual. O macho (foto) é todo azulado, com uma mancha branca no baixo ventre e uma mascara preta que engloba bico, cabeça e pescoço. A fêmea é verde, amarelada no baixo ventre e mancha preta da cabeça mais clara, quase não sendo notada. Tanto macho como fêmea têm a parte lateral do ventre carijó. O macho jovem é como uma fêmea.

O nome saí-andorinha pode ter duas razões. Pelo formato da boca e do bico ser parecido ou pelo fato de nidificar em buracos de barrancos com as andorinhas.

Alimenta-se de frutas e insetos. Captura insetos a partir de um pouso com voos agéis de caça.

É um excelente disseminador de vegetais. É capaz de, com seu bico grande, apanhar vários frutos e transportá-los para um pouso distante, onde se alimenta. Também engole frutos com sementes grandes, aproveita a polpa e regurgita somente a semente.

Vive em pequenos bandos, inclusive junto com outras espécies como saí azul. Habita grande parte do Brasil e países vizinhos.

Tem hábitos migratórios poucos conhecidos. Sabe-se que aparece em determinadas regiões com o aparecimento de frutos.


Sábado, observei essa ave pela primeira vez. Fui numa chácara vizinha a minha casa levar meus filhos para uma aulinha de equitação. Lá havia uma fruteira onde observei um casal dessa espécie.


Seu canto é um chamado meio metálico, pouco atraente. Link para o canto http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=tersina+viridis

0 comentários: