Rolinha

13:18 Postado por Geremias Pignaton

Rolinha, rolinha-vermelha, rolinha-comum, rolinha-sangue-de-boi, rola-caldo-de-feijão, são alguns nomes desta ave Brasil afora. O nome científico é "Columbina talpacoti". É uma ave columbiforme muito comum, talvez a mais comum do Brasil. Tenho certeza que, por mais urbano que seja o leitor, ele já observou uma dessas aves. É uma ave que se adaptou muito bem ao convívio com o homem e a mudanças do meio ambiente. Ela é muito mais facilmente observada em ambientes modificados do que no seu habitat natural, campos e cerrados. Onde existe alimento, certamente, ela estará. Alimenta-se sobretudo de sementes. Habita pastagens, zonas de agricultura de grãos, terrenos urbanos baldios, quintais, por praticamente todo o Brasil. Sua existência é beneficiada pelo desmatamento. A foto acima, extraída do site http://www.viveiro-jaimedias.com, mostra muito bem o dimorfismo sexual. O macho mais colorido e com o branco da cabeça mais acentuado. A fêmea mais pardacenta. Os dois apresentam manchas negras que afloram das penas, principalmente nas asas.

Escrevo este post lembrando dos meus tempos de criança, em Ibiraçu, caçando com a seta. A rolinha era meu alvo predileto. Bons tempos politicamente incorretos.

2 comentários:

  1. Guti Lanschi disse...

    Geremias, estava aguardando que você falasse das rolinhas. Elas tem um significado importante na minha adolescência. Naquela época passei de politicamente incorreto, caçador implacável desses bichinhos, para politicamente correto, criador de filhotes. Em Baixo Guandu cheguei a ter, em uma gaiola, cerca de dezoito rolinhas, todas tiradas do ninho ainda filhotes. Depois disso, passei a não matar mais passarinhos. Existe a rolinha branca, quase cinza, que naquela região chamavam “rolinha branca” ou “fogo-apagou”. Seriam da mesma espécie? Valeu!

  2. Geremias Pignaton disse...

    Guti, os posts dos passarinhos são lidos no mundo inteiro. Volta e meia, recebo comentários de pessoas que os lêem neste reino das aves.///A rolinha fogo-pagou é uma outra espécie. Existem espécies variadas de rolinhas. A mais comum é esta do post. Na chácara onde moro tem um bando das fogo-pagou. Elas são maiores e mais brancas, produzem um som acentuado quando voam e o nome é uma onomatopeia do canto.