Enem Pensar

12:29 Postado por Geremias Pignaton

Foram falhas operacionais realmente significantes e primárias, mas que comprometeu uma parcela insignificante da grandiosidade do exame. Foram mais de quatro milhões de avaliados e apenas uns dois mil atingidos pelos erros.
Não posso fazer uma rigorosa avaliação do caso, mas mesmo que seja necessário repetir uma das provas, o Exame Nacional do Ensino Médio vale como tentativa de melhorar nossa educação.
Desconfio que todo este bafafá na imprensa atende ao interesse de grupos econômicos que lucram fortunas com a indústria do vestibular.
Existe um lobby sorrateiro da educação privada que mina a qualidade da educação pública. Tem muito dinheiro em jogo.
Quase todo mundo quer melhorar a educação pública, todo político tem isso no discurso, mas a coisa não vai. Falta determinação política forte. Essa falta deve-se, em grande parte, às jogadas de interesse econômico.
A indústria do vestibular ainda é forte, apesar de já ter sido muito mais potente. Agora é universidade privada. Rios de dinheiro jorram nessa área. Pior que têm, salvo honrosas exceções, uma qualidade sofrível.
Sem educação forte, jamais construiremos uma grande nação. Com todo esse pessoal trabalhando contra, continuaremos a passos de cágado.

0 comentários: