Notinhas do Final II

03:35 Postado por Geremias Pignaton

A campanha de Serra atacou Dilma dizendo que ela representaria a volta do Zé Dirceu. Não acredito que Zé Dirceu volte a atuar no governo, entretanto, acho que a vitória de Dilma trará Palocci de volta. Eu gostaria, sempre admirei o ex-ministro da fazenda.

Por falar em Palocci... Pelo discurso de ontem, vê-se que o ano que vem será de austeridade. Haverá um arrocho inicial, não tão grande quanto em 2003, mas uma freada de arrumação para preparar o governo dos anos seguintes.

A grande imprensa, Globo, Folha, Veja, Estadão, Band, saiu derrotada deste processo eleitoral. Não conseguiram derrotar a popularidade de Lula. Acho que depois desta eleição devem repensar sua atuação e seu papel na democracia. Fazer campanha travestida de jornalismo pode representar o fim dos princípios democráticos da imprensa. Isso é o que não queremos.

Esperava-se muito da internet nesta eleição. Entretanto, o que poderia ser um veículo de ampliação do debate e de conscientização, passou grande parte do tempo na divulgação de boatos, com spans anônimos atingindo os candidatos, sobretudo a Dilma. Nossa experiência anterior no ibirinha.com na política de Ibiraçu já tinha demonstrado isso. Todos nós internautas temos responsabilidade. No ibirinha mesmo, muitos ibirinautas repercutiram vários desses e-mails caluniosos. Esse veículo é extremamente democrático, mas muitos ainda confundem democracia com bagunça.

Não adiantou a união entre as alas da política de Ibiraçu. O povo votou contra Dilma. Pelo pouco que eu entendo da sociedade ibiraçuense, desconfio que isso foi influência da religião. A maioria das igrejas, sobretudo a católica com sua ala mais conservadora, ficou contra Dilma.

Para mim, Serra, pessoalmente e politicamente, saiu menor desta eleição. Ele apelou para artifícios populistas e populares na campanha. Mudou discurso diversas vezes, aproveitando os casuísmos que apareciam na internet e na imprensa. Fez muito zig-zag e passou a imagem de maria-vai-com-as-outras. Outras que, em cada momento, pareciam-lhe mais favoráveis.

Muito mais do que Aécio, quem teve uma postura exemplar na eleição foi Alckmim. Na eleição de 2006, eleito governador de São Paulo no primeiro turno, Serra viajou de férias para Paris no segundo turno. Alckmim poderia ter dado o troco este ano. Tapa de luva!

O maior erro de Lula foi ter substituido Dilma na casa civil por Erenice. Ela já estava desgastada anteriormente e na alça de mira da oposição. Sem contar que ela não tem envergadura para um cargo de tanta responsabilidade. Um conhecido meu, aqui de Brasília, com uma certa importância e vivência dentro do PT, disse: "Nisso que dá botar um sacoleira num cargo tão importante". A Atuação dela quase detonou a candidatura de Dilma.

0 comentários: