O Escritor Francisco Grijó

17:40 Postado por Geremias Pignaton

A internet é surpreendente. Ao mesmo tempo que nos espalha, que nos transforma em cidadãos do mundo - como John Lennon -, junta-nos, devolve-nos às nossas origens distantes, nossas terras, nossas lembranças. Eu, por meio do ibirinha e deste blog, sou devolvido a Ibiraçu de minha infância, sou reenviado a Vitória de meus tempos juvenis.
Hoje, reencontrei um ex-colega do Salesiano de 1976. De lá para cá, 34 anos, nunca mais o havia visto. Reencontrei-o na internet, num site de uma revista de literatura, revista capixaba chamada "Graciano" http://revistagraciano.wordpress.com/.
Lá estava: Francisco Grijó lançando novo livro. Só podia ser o gordinho que me pentelhava por ser caipira. Eu tímido, egresso de ibiraçu, intruso numa turma de alunos que vinham juntos desde o ginasial, numa das melhores escolas da capital, não merecia ser sacaneado pelo gordinho, mas o gordinho era esperto, inteligente, extremamente autoconfiante. Ficou na minha história.
Acho que ele mal se lembra de mim, talvez nem mesmo se lembre, para mim ele ficou marcado, uma marca da minha luta para adaptar-me ao novo meio. Passei por aquela irreal barreira, passei por todas as outras barreiras até com certa facilidade, meses depois era um vencedor, perfeitamente integrado ao novo meio.
Grijó saiu do Salesiano ainda naquele ano, convivi pouco com ele.
Hoje ele é um escritor, professor de literatura, profissional da escrita, não um prático amador medíocre como eu. Vale a pena visitar seu blog http://ipsislitteris.opsblog.org/. Os textos muito bem escritos. Um dia chego lá.

1 comentários:

  1. Cinéfilo disse...

    Geremias, meu caro, como são as coisas! Ainda me surpreendo com elas, e olhe que nem me imaginava voltando aos tempos de Salesiano em 1976. Bacana isso que vc escreveu, mesmo que eu não me recorde de ter pentelhado vc tanto assim.

    Vou acompanhar esse seu espaço com a dedicação que ele merece.
    Grande abraço, camarada.

    F. Grijó