Capixabas Valentes

06:57 Postado por Geremias Pignaton


Você já ouviu falar em Thomas Cavendish? Era um navegador inglês- na verdade, um pirata - que se notabilizou como o terceiro homem a fazer uma viagem de circunavegação pela terra.

Na história brasileira, esse pirata invadiu e saqueou as cidades paulistas de Santos e São Vicente no ano de 1592. Ao sair dessas cidades paulistas, navegando para o norte com três caravelas e 120 homens, o piratão Cavendish, instruído por um seu subordinado português, tentou invadir a cidade de Vitória.

Depois de ficar fundeado na Baía de Vitória, ele enviou dois barcos com os seus homens para invadir os dois lados da cidade. Um rumou para o lado de Paul, próximo ao Penedo, o outro foi desembarcar onde hoje é o Forte de São João. O do forte de São João conseguiu. O outro, ao contrário, foi atacado por moradores ajudados por índios e perdeu praticamente todos os homens.

Vendo os companheiros em apuros do outro lado, os colegas correram a ajudar. Foram também rechaçados e o próprio Cavendisch teve que sair do navio para socorrê-los.

Da refrega resultou o fracasso da invasão e enorme baixa. Restaram apenas 40 dos 120 homens iniciais, grande parte deles feridos.

Cavendisch rumou, depois desse fracasso, para a África e, na travessia do Atlântico, acabou morrendo, dizem, em consequência dos ferimentos da batalha em Vitória.

Nós capixabas conhecemos pouco nossa história que sempre foi sublimada pelas histórias de Rio, São Paulo e outros estados brasileiros.

Vimos que desde os primórdios nosso povo demonstra impressionante valentia.
Na imagem lá de cima o retrato do pirata. Na Inglaterra, a pirataria era apoiada pelo rei, era coisa de estado. Eles conseguiram extraordinária riqueza e poder, dominando o mundo, com a ajuda da pirataria.

0 comentários: