Projetos com Hagá

10:55 Postado por Geremias Pignaton

Nestes 21 anos de domínio coronelísticos na política ibiraçuense, tivemos vários projetos lançados. Projetos escritos com muito hagá, que não saíram dos discursos palanqueanos, precedidos por uma interminável oração da família.
O primeiro que me lembro foi logo no inicinho. Pena empossado o marido da prefeita no cargo de prefeito, 1989, numa manhã de sol, a cidade foi invadida por carros de som, maioria combes, e por vendedores de títulos de um clube social que seria instalado. Os folders promocionais, a maquete e o papo pelas esquinas davam conta de um belíssimo clube, parecia um desses chiquérrimos que temos nas margens do Lago Paranoá aqui em Brasília.
Logo depois, com muita pompa, veio um grão budista do Japão - diziam pelas ruas que era o papa do budismo -, conduzido pelo monje Daiju e pelo mosteiro, com todo o envolvimento do prefeito, dizendo que tinham um projeto de parceria entre uma cidade japonesa e Ibiraçu para intercambio cultural, econômico, religioso, social, industrial, agricultural, ambiental e outros als a mais. Seria a redenção de nossa pequena cidade.
Depois, já no mandato do segundo prefeito dessa era, o Sr. Adélio Secatto, veio o projeto do penicão. Iria despoluir os rios, tratar os esgotos, transformar nossos riachos em áreas de lazer, poderíamos pescar abaixo da cidade, seria até possível beber a água, solução para problemas seríssimos. Entraram as máquinas, esburacaram as ruas, maior confusão, um milhão de dólares empenhados e gastos.
Depois, mais para frente, no primeiro mandato da atual prefeita, veio o discurso de que, depois da emancipação de João Neiva, ninguém mais nasce no município, não temos hospital, não temos maternidade, construíram uma a toque de caixa, inauguraram umas duas ou três vezes, foguetório, furrupa, banda de música, mais foguetório, show pirotécnico e tome maternidade pra tudo que é lado.
Em seguida, com o advento do rodeio, cambiou-se o discurso, a maternidade, que ainda não estava funcionando por questões de tempo, mudou-se para hospital do câncer. Rodeio todo ano, farra, festa, pagamento na portaria, verba federal, prestação de contas a forceps, discurso, foguetório, babado novo, joelma, ximbinha, leonardo, marciano, roberto carlos, hospital do câncer pra todo que lado.
Depois, com a ascensão ao cargo de secretário de turismo, saiu o tal caminho da sabedoria. Monje e bispo no meio. Trilhas em meio a paisagem belissíma, turismo agro-ecológico- religioso. Pousadinhas, capelinhas, mosteiro, santuário, fiéis, muchileiros, exotéricos, o mundo caminhando por nossas estradinhas, em meio as nossas montanhs, nossos riachos, nossas cachoeiras. Que beleza!

Será que tem algum projeto que eu esqueci? Deve ter, eu ando meio desconfiado da minha privilegiada memória.

Imaginem se tudo fosse verdade, fosse pra frente, fosse sério, não fosse mentira, não fosse artifício eleitoreiro, não fosse vã propaganda para enganar os trouxas. Teríamos uma cidade com um clube social de primeira qualidade, um aprazível local de lazer onde todos se reuniriam nos finais de semana, onde os esportes eram praticados, onde os bailes eram a atração da noite. Teríamos uma parceria com a cidade japonesa, jovens indo para lá estudar, trabalhar, aprender uma profissão, se especializar e jovem vindo de lá pra cá para nos conhecer, desenvolver algum trabalho social , gastar uns iens no nosso comércio. Teríamos os rios bem limpinhos, sem poluição, consequentemente resolvido o problema de abastecimento de água, bem encaminhado o problema de enchentes. Teríamos um hospital maternidade, de alto nível, o melhor da redondeza, atrairíamos pacientes de toda a região, um plus econômico, já estaríamos pensado em cursos para formar profissionais para o hospital. Teríamos os turistas circulando pelo nosso interior, pelas nossas ruas, muita oração para ajudar, as pousadinhas repletas, o bispo feliz com o santuário cheio e o mosteiro bombando num mantra zem.
Seríamos uma cidadezinha muito mais legal, muito bacana, um exemplo para todo o Brasil. Nosso líder seria aclamado, provavelmente eleito governador do estado, um exemplo.



Qual será o projeto apresentado para a eleição deste ano?

5 comentários:

  1. Fransergio Pignaton disse...

    Gerê, muito boa sua memória. Até entendo as pessoas se enganarem com promessas, e até entendo que algumas coisas prometidas possam não se realizar depois de muita batalha, o que não acredito ser bem o que aconteceu nos casos citados. O difícil é continuar se enganando por décadas sem que nenhuma promessa em que se acreditou seja concluída a contento. Tudo vira verdade de cenário de novela. Será que muitas pessoas ainda continuam olhando para este cenário em que nada funciona e continuam acreditando nessas promessas? Às vezes me parece que sim, e, sinceramente, não consigo entender! Qual é a parcela de culpa da própria polução de Ibiraçu nisso tudo? Será que são apenas pobres enganados? Será que é uma questão cultura brasileira de querer sonhar com o grande, e esquecer-se das pequenas coisas que devem ser feitas primeiro? Será que é o sonho de “crescer” sem saber como, para que e por quê? Acho que as pessoas de Ibiraçu deveriam pegar esta sua resenha e refletir bastante, e, quem sabe, até os vereadores debaterem estes pontos levantados por você.
    Um grande abraço!

  2. Scarafaggio Nero disse...

    A visão do futuro!

    Será que era essa a visão do futuro de Ibiraçu!

    Santa inocência Batman!

  3. o fiscal disse...

    Sugiro a PMI que aproveitando o censo ibge inclua na contagem os ratos residentes em ibiraçu porque já estão dividindo o espaço com a população e já são em numero consideravel. é só ir na pracinha e notar a presença de duas familias inteiras e uma outra na garagem da sede da prefeitura. tambem tem alguem que fazer alguma coisa quanto ao comercio de ibiraçu ja que os dois supermercados aqui existentes juntos é menor que a feira. ibiraçu não tem nenhum supermercado mais. no devens a imundícia é nítida com ratos andando livremente por la tambem além dos preços aqui ser maiores do que em aracruz no mesmo devens. socooooooooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooooooooooooooooooo para ibiraçu, senão dauqi apouco teremos que ler alguma placa VISITE IBIRAÇU ANTES QUE ACABE.

  4. Carlos Cacau Furieri disse...

    Gere, o seu comprometimento com a verdade é singular. Sou prova cabal do que digo. Aliás embatemos muitas vezes no Ibirinha. Claro que permaneço com muito daquilo que penso vigindo sobre vários assuntos, a espinha dorsal está estabelecida, no entanto, no que tange a Ibiraçu, confesso que você é um dos poucos que conhece a fundo a nossa história. O que dizermos sobre clube, maternidade, hospital do cancer, rodeio, etc, etc, etc, senão tudo o que já foi dito. Uma pena que tudo o que vem sendo pregado e praticado em Ibiraçu não tem o mesmo comprometimento seu. Ibiraçu precisa viver dias melhores, dias de Paz, dias que não podemos deixar para trás. Não tenho a menor intenção de condenar ninguém, muito menos colocar contra a parede, todavia penso que os que governam Ibiraçu na atualidade já deram o que tinham que dar. Prova disso é a nossa história. Infelizmente, lastimável demais!!!!! Para mim confessar que não dá mais já basta. Essa é a oposição que gosto de fazer. O resto é alucinação e dor de cotovelo. Valeu, Gere, por mais essa rica contribuição. Carlos Cacau Furieri

  5. Anônimo disse...

    VAI MEU COMENTARIO POR EDSON BOF

    PESSOAL.. A NOVA QUE FIQUEI SABENDO É QUE UMA EMPRESA PORTUARIA CONVIDOU A PREFEITURA DE IBIRAÇU PARA MONTAR UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO PARA TANTO CONTRATAR PROSSIONAIS POREM O NOBRES VEREADORES , PREFEITO ETC.. NEGARAM POIS QUEREM GASTAR MENOS E MELHORAR O SALARIOS DELES.. POR FIM! OUTRA COISA QUANDO VC VAI PARA ARACRUZ NA DIVISA TEM LA!

    DIVISA ENTRE O CU E ARACRUZ sacanearam a placa .. etc..

    acho que nem a prefeita toma providencia disso pois somos humilhados como BOSTA! ja que ibiraçu na placa é um CU!

    Adoro minha cidade! porem aqui falta tudo!

    tenho um lote no centro da cidade e penso sinceramente se vale a pena investir aqui ou não..