Dois Anos

14:14 Postado por Geremias Pignaton

Hoje, dia 30, o Blog do Gerê faz dois anos. Parece fácil, mas é muito difícil manter um blog assim. Quem já tentou sabe que a tarefa é árdua.
Foram quase mil e duzentos posts, com assuntos variados. Precisa-se de muito conteúdo para isso. Minha condição de ornitólogo prático amador, cientista político prático amador, teólogo prático amador, filósofo prático amador... Ajudou.
Estes dias estou meio paradão com o blog porque estou me dedicando ao ibirinha novo. Breve retomarei o blog com tudo.
Tenho consciência de minhas limitações, mas me esforço sempre por um texto qualificado. Ter um texto qualificado é tudo para quem se mete a escrever para o público e isso é muito difícil.
Agradeço às pessoas que leram o blog nesse período.

Rede Hoteleira

05:07 Postado por Geremias Pignaton

Clique na imagem para ampliar e ler.


O rodeio não prometia só hospital do Câncer. A prefeita prometia para 2004 construção de hotel e pousada na cidade.
Naquela época, o maridão dela era deputado federal e carreava verbas do Ministério do Turismo para a produção do rodeio.
Como vemos, a prefeitura também se empenhava muito na realização do evento, a ponto da prefeita ser uma espécie de porta-voz da festa. Ela aparecia dando entrevistas a jornais e falando da festa que era produzida por uma entidade particular. Daí se pensar que muito recurso do município também foi empregado no evento. Se não dinheiro, mas aparato logístico e de apoio.
Triste saber que nada resultou disso tudo. Nem hospital, nem hotel, nem pousada, nem mesmo a festa que acabou sem deixar rastro.
A cidade e seu povo bom foram manipulados por essas falsas lideranças que só pensam em si próprios.
Se você ainda acredita neles, tenho que afirmar que você é muito ingênuo, é uma verdadeira Poliana. Para você, saci pererê e papai noel são concretudes.

Argumentos

14:07 Postado por Geremias Pignaton

Todo mundo sabe, é do convívio civilizado, democrático, argumentos se combatem com argumentos. Nada resiste a um bom argumento.
O Blog do Gerê sempre respeitará qualquer opinião adversa. Nós estamos sempre na oposição e combatendo a situação de Ibiraçu que consideramos caótica, por vezes vexatória.
O maior argumento é que o poder está há muito tempo em uma só mão, o líder virou um coroné típico das oligarquias nordestinas.
Um adversário de minhas ideias, escondido sob um falso nome, lançou-me ataques pessoais com pretexto de combater meus argumentos. Eu poderia ter deletado o comentário, mas preferi publicá-lo para mostrar que isso é o maior absurdo, mesmo arriscando minha imagem e minha reputação, se bem que não ligo muito para isso.
Doravante, sabendo da leviandade desse anônimo, não publicarei mais nada dele, sequer lerei os comentários assinados por ele antes de deletar.
Peço também às outras pessoas que comentam anonimamente no blog, mesmo aqueles que concordam comigo, que não exagerem nos comentários, que não entrem na vida pessoal, critiquem a prefeita e suas posições políticas administrativas, critiquem os homens públicos, não suas vidas particulares, suas preferências sexuais, seus problemas familiares, seus vícios de natureza privada. Deleto muito comentário bom que tem algum detalhe assim. Não tenho neste blog o poder de editar comentários. Ou o publico por inteiro ou nada.

FILME

05:16 Postado por Geremias Pignaton

Acabei de ler no site da prefeitura de Ibiraçu que estão produzindo um filme em Ibiraçu. O filme será um longa e se chamará “O Punhal”. A notícia não trouxe detalhe da produção, não disse quem está produzindo, quem é o diretor e quem são os atores. Disse apenas o título, deu uma sinopse da roteiro e que estão recrutando figurantes.

Pelos relatos de Adriano sobre os frequentadores do Bar do Grippa, sugiro à produção que procure os artistas por lá.

Quem dá mesmo um filme é a Administração Municipal comandada pela prefeita. Acho que dá de todos os gêneros, desde o drama à comédia. Só não pode ser filme de ação. Lá o que menos tem é ação. Certamente, seria um filme de ficção e o roteiro poderia ser escrito pelo papagaio do jornalzinho de Aracruz.

Para a direção, sugiro Nilson Machado.

Ibirinha No Ar

02:53 Postado por Geremias Pignaton

Esta semana o ibirinha novo entrou no ar e está a todo vapor. Com isso, eu passei a me dedicar muito à novidade e deixei o blog parado.
Parece fácil, mas botar um site como o ibirinha novo no ar não é mole. Demanda muito tempo de dedicação para acompanhar tudo. Com o tempo, vai ficando mais tranquilo e rodando mais levemente.
Se você ainda não recebeu o cadastro novo do ibirinha, mande um e-mail para gereblog@gmail.com e peça seu cadastro.
Caso você não seja alguém que eu conheça, peça a um resenhista antigo para apresentá-lo.
Vou continuar dedicando-me ao ibirinha e logo voltarei aos posts do Blog do Gerê

Ibirinha Novo II

16:43 Postado por Geremias Pignaton

O ibirinha novo está funcionando.


Se você era resenhista, passará a ter uma conta no blog do ibirinha. Para isso mande-me um e-mail no gereblog@gmail.com para o cadastramento. Alguns resenhistas já estão recebendo o cadastro. As resenhas agora se chamam post e, se você é cadastrado, basta clicar em adicionar novo post e mandar ver.

Se você é apenas leitor, basta clicar em "todos os posts" ou no título de cada post e ler o que foi postado no novo ibirinha.



O leitor pode fazer comentário de cada post que será mediado por um responsável.



Entre lá, clique para todos os lados, vá se familiarizando com o novo site. A parte relativa ao blog do ibirinha está funcionando. O restante nós iremos ampliando com o tempo.



O ibirinha é de todos, é de Ibiraçu e região, é nossa voz.

A Morte do Rio Taquaruçu

02:35 Postado por Geremias Pignaton

O site da prefeitura noticia que a prefeita conseguiu liberação de verba federal para construir uma nova adutora no Rio Taquaruçu. Diz que o montante é de R$ 1.250.000,00 e que isso será aplicado para amenizar o problema de abastecimento de água. O site fala ainda que o convênio assinado em 2006 não pode ser concretizado por que não atendia as especificações.
A informação ficou truncada e a explicação totalmente incompleta à população. O dinheiro federal do convênio assinado em final de 2007 - não 2006- foi de 800 mil reias e era para construir uma adutora de 8 km do Rio Itapirá. Na época o projeto dessa captação do Rio Itapirá era de 1,2 milhões. Teria que se conseguir mais 400 mil para fazer a obra.
Veja a diferença de preço. Agora a prefeita vem falando em 1,25 milhão para fazer a captação do rio Taquaraçu. Ou seja, muito menos obra e mais cara.
Pior é que não vai nem sequer amenizar o problema. Já existe captação no Taquaruçu, não dá conta e, se aumentar essa captação, vai matar o rio para baixo, sobretudo nos períodos de seca.
Parece-me que estão brincando o tempo todo com Ibiraçu e seu povo bom. Embromação tem limite, paciência se esgota.


Lei o informe do site da prefeitura http://www.ibiracu.es.gov.br/site/?p=noticias_ver&id=716

Mais Uma Queda

04:56 Postado por Geremias Pignaton

Os primeiros meses do Governo Dilma têm sido marcados pela queda de ministros. Dos cinco que caíram, quatro foram por razões de dúvidas éticas.
Essa crises na equipe, por enquanto, não afetaram a imagem da presidente. Parece até que a maneira como ela vem tratando os casos tem recebido apoio da população
Dilma, no início, quando escolhia sua equipe, delimitou bem os espaços no governo que cabiam a cada partido que a apoiava. Todo ministro que cai em desgraça agora, com exceção do Palocci, não está na conta dela. Cada ministro é responsabilidade de seus indicadores.
Dilma sabia que não tinha a força política de Lula para bancar um ministério retalhado.


Se não arranha muito a imagem de Dilma, a queda sucessiva de ministros emporcalha muito a já enlameada política nacional. Parece que não existe político limpo neste país. De fato, com nosso sistema eleitoral e financiamento de campanha, político limpo não avança na carreira.
O povo também tem sua parcela nessa culpa, apesar de, conforme diz o ditado popular, ter a voz de Deus.

Ibirinha Novo

17:38 Postado por Geremias Pignaton

O site ibirinha está parado para reparos. Vai entrar uma nova versão no ar, muito provavelmente ainda esta semana, no mais tardar, semana que vem.
Vem com muita novidade e teremos que nos adaptarmos a usá-lo.
Tentaremos mandar e-mail aos resenhistas já cadastrados com o novo cadastro.
Se você é resenhista e não receber o e-mail para cadastro quando o site novo entrar no ar, mande um e-mail para gereblog@gmail.com e peça um novo cadastro.
Os endereços dos resenhistas no velho ibirinha são antigos e muitos já o trocaram.
O novo ibirinha será um blog cheio de recursos e todos os resenhistas serão blogueiros. Essa é a ideia central da nova concepção.

Seriema

17:19 Postado por Geremias Pignaton



Fiz estas fotos pertinho da minha casa em Brasília. Estava seguindo duas dessas aves,
provavelmente um casal - não existe dimorfismo sexual -, e havia feito alguns cliques de longe. De repente, uma delas veio devagarzinho para meu lado e parou a uns metros três metros de mim. Ficou quietinha, mexendo a cabeça e observando o que eu estava fazendo. A proximidade era tanta que parecia sobrenatural . Trata-se de uma foto quase espírita.
A seriema é uma das poucas aves do mundo que tem pestanas. Fotografei a pestana dela.
Adoro acordar aqui na minha casa com o cantar dessas aves. Um espetáculo de sonoridade.

11 de Setembro de 1973

15:07 Postado por Geremias Pignaton

O querido primo e leitor do blog, Fransérgio, num comentário, mandou o vídeo do link a seguir.
Na verdade, onze cineastas foram convidados a fazer um vídeo sobre os atentados de 11 de setembro de 2001. Este que Fransérgio mandou é do brilhante Ken Loach. Ele traça um paralelo entre o 11 de setembro de 2001, o dos americanos, e o 11 de setembro de 1973, o do Chile, provocado pelos americanos e sua guerra fria com a URSS.
Quem gosta de história vai passar 10 minutinhos se deliciando com o vídeo.
Eu adorei e recomendo que assistam.
Muito obrigado, Fransérgio.

Festa de 120 Anos - 20 Anos de Falta D'Água

17:28 Postado por Geremias Pignaton

Notícias chegam de Ibiraçu dizendo que os jovens estão procurando pelo Facebook local onde possam tomar banho para irem à festa.
Há mais de 20 anos sofremos constantemente com o desabastecimento de água. Esse é o período em que o coroné e sua esposa mandam na cidade. Nesse período, pouco foi feito para amenizar o problema. Não digo que nada foi feito porque na administração do Jauber foi feito uma melhoria no sistema de filtragem para acelerar o tratamento. Não fosse isso, o problema hoje seria maior.
Nosso orçamento de 40 milhões some anualmente como se fosse pó. Os gastos com propaganda e promoção pessoal são maiores que o investimento em saneamento. Agora mesmo, recebemos a notícia de que 700 mil reais foram gastos com festa da cidade. Não vejo festa para gastar tanto. Nem vejo festa, nem vejo motivo para festa.
Dos nossos 120 anos, mais de 1/6 passamos sob as ordens do coroné e sua esposa, mais de 1/6 passamos com falta d'água.

Pergunta que não quer calar: onde a prefeita tomou banho hoje?

O Desabafo de Silvestre - A Falta D'Água

04:20 Postado por Geremias Pignaton

Raramente transformo o comentário de leitor num post. Este, entretanto, merece por bem escrito e bastante pertinente. Acho que ele traduz a indignação da população de Ibiraçu com muita perspicácia e bom humor. Nota dez para você, caríssimo mestre Silvestre - note que "Silvestre" rima com "mestre".

"Não aguento mais a falta de planejamento, de objetivos, sei lá de responsabilidade. Todo ano a mesma melopeia, a mesma cantilena, a mesma ladainha. Meu desabafo é no tocante à agua. Até o horário de abastecimento de água, em dias alternativos, não está sendo obedecido. Infelizmente sou um cidadão de reduzidas posses. Quem me dera poder ter duas residências: uma na baixada para não ter problema de água; outra no morro para não ser incomodado pelas enchentes. Vou chutar "o balde" - vazio - para não machucar o pé, não desperdiçar água. Desculpe-me, Geremias".

A propósito, caríssimos leitores que resolveram discutir a abertura de poços para o abastecimento de água da cidade, não estou bem certo, mas parece-me que, na época da administração do Jauber, o SAAE fez um estudo e chegou a conclusão que os tais poços são inviáveis. Parece-me que não temos no subsolo água de qualidade em quantidade significativa para o abastecimento da cidade. Assim, parece-me que a solução continua sendo os cursos d'água. Teríamos que investir na captação cada vez mais distante.

Inauguração da Cabeceira da Ponte de Pedro Palácios

05:34 Postado por Geremias Pignaton

Hoje o governador Renato Casagrande visita Ibiraçu. Na programação consta a inauguração da cabeceira da ponte de Pedro Palácios.

Ocupar o governador com uma inauguração dessa é um absurdo. A não ser que é para mostrar o preço da obra. Foram quase 150 mil para fazer uma pequena estrutura de concreto. Quem sabe o governador aprende como se faz uma obra cara.

Acho uma vergonha mobilizar o governador do estado para isso.

Fazer o quê? Tem gente que não tem vergonha nenhuma.

Anônimos

03:33 Postado por Geremias Pignaton

A resenha do Deminho no ibirinha chamando os anônimos de covardes repercutiu no blog. Muitos se manifestaram e alguns comentários eu deletei por exagerados. A maioria justifica o anonimato com o coronelismo que impera na política ibiraçuense e alegam que a identificação pode trazer perseguições.

Concordo em parte com a justificativa, mas acho também que algumas posturas devem ser assumidas. Criticar anonimamente é mais fácil, com certeza.

Se Deminho está preocupado com os anônimos, agora tem mais motivo. A cidade tem um novo blog, é o blog do pau gigante. O anônimo agora é o próprio blogueiro. Se bem que pau gigante não desce do muro na política local. Tem um viés verde, mas muito discreto. Acho que ele tira uma raspinha do poder.

Herbicida no Rio Taquarassu

06:44 Postado por Geremias Pignaton










Clique nas imagens para ampliar.






Em dezembro de 2009 publiquei essas imagens no Blog. Recebi denúncias naquele ano que isso se repetia todo ano há mais de 5 anos. São imagens da aplicação de herbicidas nas margens, praticamente dentro, do Rio Taquaraçu em Ibiraçu. Esse rio é responsável por mais de 50% do abastecimento do cidade. A propriedade é da família da prefeita, na cabeceira do rio. Não sei que fim levou a apuração do ocorrido.


Agora, o governador nomeou o marido da prefeita para ser o Subsecretário de Recursos Hídricos do seu governo. Pode o marido da prefeita não ter responsabilidade fática no caso, mas ele tem, certamente, a responsabilidade política. Será que o governador tem conhecimento desse episódio? Será que nossos recursos hídricos estão em boas mãos? Será que as comunidades ambiental e científica do Espírito Santo sabem disso?


Governador Casagrande, o senhor precisa escolher melhor suas assessorias.






Para ver o post publicado na época, clique em






Fora!

14:36 Postado por Geremias Pignaton

Clique no Texto para Ampliar e ler.

Se fosse só eu que manifestasse descontentamento com o marido da prefeita e seus planos de poder eterno, podia-se dizer que eu sou doido, sou invejoso - como já disseram -, que eu quero assumir o poder dele, que eu sou Pignaton, etc. e tal. Entretanto, pela imagem da reportagem da Tribuna recortada acima, parece que todo o estado quer a saída dele. No caso, querem a saída do posto de mandachuva da federação de futebol, juntamente com seu mentor, o poderoso Ricardo Teixeira. Ninguém aguenta mais esse monte no futebol gerido pelo Ricardo Teixeira e seu preposto na federação capixaba.

Decepciona-me o Governador Casagrande que arranjou uma boquinha para ele no governo, o tal cargo de subseiládasquantas dos recursos hídricos. Mais uma beiradinha de orçamento para ele "administrar". Somando-se os 40 milhões de Ibiraçu, mais o da federação, deve chegar aos 100 milhões.

Os outros eu nem ligo tanto, o que me dói são os 40 milhões de Ibiraçu, um orçamento razoável que poderia ser bem aproveitado pelo povo bom de Ibiraçu, sai ano, entra ano e ninguém vê nada do seu efeito.

Fora! Fora! Fora! Largo o osso!

O Amor e a União Crucificando Tião Mattiuzzi

07:34 Postado por Geremias Pignaton



Clique sobre o texto para ampliar e ler.



Na mesma edição do informativo do Gabinete do Deputado maridão da prefeita, do post anterior, em fevereiro de 2001, ele faz uma espécie de editorial.

Fala em amor e união, mas crucifica Tião Mattiuzzi e os que trabalharam na administração. Acusa Tião e seu grupo de terem deixado um rombo na prefeitura.

O discurso é totalmente ambíguo. Fala em união e amor e ataca traiçoeiramente como uma jararaca. Tem duas palavras, fala em união, mas quer destruir a imagem do antecessor da esposa na prefeitura.

É assim, adora amor e união, desde que os adversários estejam mortos e enterrados. Na verdade, a união que prega é com somente aqueles que lhe dizem amém.

Contra Tião Mattiuzzi

15:56 Postado por Geremias Pignaton



Clique sobre as imagens para ler melhor.








Em fevereiro de 2001, o maridão da prefeita era deputado federal. O gabinete dele editava um informativo mensal chamado " Folha da Cidade". Havia um mês da 1ª administração da prefeita. O informativo veio descendo o cacete em Tião Mattiuzzi, o prefeito anterior derrotado na eleição de 2000 pelo esquema poderoso deles.

Teve até um decreto fechando a prefeitura que, segundo eles, Tião deixou aos cacos. Toda a cidade, sobretudo a equipe que trabalhou com Tião, sabe que isso foi uma mentira deslavada. Na verdade, isso faz parte da estratégia deles para justificar o fraco desempenho na administração e assim poderem manobrar mais facilmente o orçamento. Isso também foi feito com Jauber em 1989, sendo que naquela época a culpada foi a emancipação de João Neiva.

Esse é o amor e a união que se prega nos discursos. O amor e a união de, com inverdades rasteiras, massacrar os adversários.

Depois de ver esse documento, entendi porque os amigos e partidários de Tião ficaram tão indignados com o casal mandachuva de Ibiraçu.

É a antiga tática de Goebbels, o homem da propaganda nazista, de fazer o mal e jogar a culpa nos adversários.

A Transposição do Perobas

15:14 Postado por Geremias Pignaton

Fala-se em Ibiraçu que a administração municipal tem um projeto para tirar o Rio Perobas de dentro da cidade e acabar com as enchentes. Mais, fala-se que vai se gastar 17 milhões de reais para isso, que o projeto já está pronto e o dinheiro a caminho.
Não sei se é verdade, mas me parece que isso é mais um factóide do casal mandachuva de Ibiraçu. Isso para não dizer coisa pior. Vai na linha de hospital do câncer, pinicão, rodoshopping, caminhos da sabedoria e outras balelas que a cidade se acostumou a ouvir. Pior é que tem gente que acredita.
Mesmo não sendo minha área, considero uma obra assim inviável. Se não inviável, muito cara para pouco efeito. Passar o Rio Perobas margeando a estrada do contorno de Ibiraçu é uma obra de doido megalomaníaco. Não é passar o rio com o fluxo normal. Se fosse assim, era fácil, bastaria bombear a pouca água que passa por ele. No caso, o que se pretende é desviar o rio no momento da enchente, com mais de 100 vezes o fluxo normal. Ou se faz uma obra faraônica, ou não vejo viabilidade técnica para o caso.
Mesmo que consigam viabilizar o projeto, isso não solucionaria o problema da enchente. Em alguns casos resolveria a enchente no centro. E o resto?
Ibiraçu tem 4 bacias. A maior é a do Taquaraçu, A segunda é a do Sapateiro. Depois, mais ou menos do mesmo tamanho, a da Valada Maffei e do Perobas. Já vi enchente na cidade que veio só da Valada Maffei. Os outros três córregos praticamente não subiram e a cidade inundou com imensa quantidade de chuva que caiu na Valada Maffei.
Tirar o Perobas não vai solucionar, por exemplo, as enchentes do São Cristóvão. Nem o centro ficará seguro, ele poderá ser inundado, e o será certamente, se vier muita água pelo Taquaraçu abaixo.
Todo o dinheiro utilizado nessa obra não seria suficiente com sobra para indenizar os proprietários das casas que estão sobre o rio e desobstruí-lo, construindo um imenso canal de concreto no centro da cidade? Não que eu defenda isso, mas acho que seria mais viável e mais barato.
Não seria muito menos dispendioso fazer barragens de controle de vazão nas quatro bacias e atacarmos o problema da enchente com vistas em toda a cidade e não só no centro?
Não acredito que essa transposição venha a ser feita, acho que é apenas uma jogada de marketing político para tentar ter discurso na eleição do ano que vem. Cantei a pedra aqui antes, vem mais promessa por aí. Uma administração que quase não consegue reerguer uma ponte que caiu, não vai fazer absolutamente nada nesse sentido.
Aliás, esse casal e seu grupinho só querem mesmo é continuar a administrar os 40 milhões do orçamento municipal e pô-lo a serviço da carreira política do maridão da prefeita.


Jaqueline

03:16 Postado por Geremias Pignaton

Terça-feira desta semana a Câmara dos Deputados, com voto secreto, absolveu a deputada Jaqueline Roriz.
A defesa da deputada se sustentou no fato de que o ocorrido foi antes do mandato. Na época, ela ainda não era deputada.
Por essas e outras, o parlamento brasileiro tem rejeição muito alta na sociedade.
Não podemos mais admitir o voto secreto.
Esse argumento de que foi antes do mandato não limpa a deputada, nem a Câmara Federal.
A deputada foi filmada recebendo um pacote de dinheiro da mão de um picareta.
Será que ela seria absolvida se fosse filmada numa cena de pedofilia ou de estupro? Essa foi a pergunta que o relator do caso fez aos deputados.
Enquanto isso, para limpar o nome do Congresso Nacional, os servidores, sobretudo os concursados, sofrem achatamento salarial e cortes de benefícios, sob a alegação de que ganham demais.

Reza

03:01 Postado por Geremias Pignaton

O pessoal da novena de Ibiraçu sofreu esta semana um outro revés. O Supremo Tribunal Federal trancou uma ação que pedia a cassação da deputada Sueli Vidigal. Foi concedido um Habeas Corpus pelo ministro Dias Tofoli.
A perda do mandato de Sueli é uma das esperanças do pessoal da novena de ver o seu deus de novo na Câmara dos Deputados.
Acho melhor, por ora, rezarem para ele assumir a tal subsecretaria de recursos hídricos.
Pode também ficar em Ibiraçu, na secretaria de administração, ajudando a esposa a desadministrar Ibiraçu, sobretudo este mês de setembro, quando teremos o que eles mais gostam: festas e eventos para aparecer no jornalzinho de Aracruz.