O Desabafo de Silvestre - A Falta D'Água

04:20 Postado por Geremias Pignaton

Raramente transformo o comentário de leitor num post. Este, entretanto, merece por bem escrito e bastante pertinente. Acho que ele traduz a indignação da população de Ibiraçu com muita perspicácia e bom humor. Nota dez para você, caríssimo mestre Silvestre - note que "Silvestre" rima com "mestre".

"Não aguento mais a falta de planejamento, de objetivos, sei lá de responsabilidade. Todo ano a mesma melopeia, a mesma cantilena, a mesma ladainha. Meu desabafo é no tocante à agua. Até o horário de abastecimento de água, em dias alternativos, não está sendo obedecido. Infelizmente sou um cidadão de reduzidas posses. Quem me dera poder ter duas residências: uma na baixada para não ter problema de água; outra no morro para não ser incomodado pelas enchentes. Vou chutar "o balde" - vazio - para não machucar o pé, não desperdiçar água. Desculpe-me, Geremias".

A propósito, caríssimos leitores que resolveram discutir a abertura de poços para o abastecimento de água da cidade, não estou bem certo, mas parece-me que, na época da administração do Jauber, o SAAE fez um estudo e chegou a conclusão que os tais poços são inviáveis. Parece-me que não temos no subsolo água de qualidade em quantidade significativa para o abastecimento da cidade. Assim, parece-me que a solução continua sendo os cursos d'água. Teríamos que investir na captação cada vez mais distante.

2 comentários:

  1. Ruberval Pignaton disse...

    É impossível que na região da Baixa Barragem destruída, a qual, encontra-se praticamente no nível do oceano atlântico(prova disso é que nas águas da Baixa Barragem pescava-se até pouco tempo siris e robalos, espécies que somente sobrevivem em águas salobras) não há lençóis com água potável abundante.

    Comentou-se esses dias também, na possibilidade de perfurarem poços artesianos para irrigarem os leitos dos rios Taquaraçu e Sapateiro acima de suas barragens nessa época seca do ano, ou seja, sugar água subterrânea e trazê-la para a superfície, lançando-as nos leitos, o que não deixa de ser uma boa ideia, apesar de paliativa.

  2. Carlos Cacau Furieri disse...

    É vergonhosa a situação da falta dágua em Ibiraçu!!!! Sinceramente, gerenautas, hoje meu coração tremeu de tanta indignação. Presenciei nas redes sociais ( msn, orkut, face, etc e tal ) os jovens de Ibiraçu procurando onde tomar banho, pois não tinha água em suas casas para se banharem e assim participarem dos eventos como manda o figurino. O descaso com Ibiraçu ultrapassa os limites. É impressionante como as pessoas não se manifestam diante de um problema tão sério como o que o nosso muncípio está enfrentando. E ainda temos que atuar os idiotas, para não dizermos outra coisa, que vivem dizendo que escrevemos aqui em indicar uma solução, um caminho para resolver este gargalo que tanto aflige a nossa poplulação. Jauber saiu do Governo deixando um porjeto prontinho para recuperação dos mananciais de Ibiraçu. Deixou 800 mil reais em caixa, até onde sabemos, e nada foi feito. O descaso é grande, e a incompetência maior ainda!!! Além disso, várias outras alternativas são citadas mas ninguém faz nada!!!! IMPRESSIONANTE!!! Agora, segundo soube a pouco, Ibiraçu gastará 700 mil reais na festa da cidade!!!! Um absurdo!!!!Só podem estar de sacanagem com a cara do povo. Eu gostaria muito de ver esses gastos!!! Qanto será que custou Patati Patatá??? Enquanto isso a população sofre pra caramba. Pelo Amor de Deus, será que só a Líbia, o Iraque, o Egito e o Oriente Médio que verão seus ditadores serem depostos??????? Ibiraçu, Ibiraçu, não vou mais lhe pedir para abrir os olhos, você está vendo tudo na sua frente, bem nítido: será que você não dará resposta nas urnas????? 2012 vem aí, e esperamos a resposta de mudança do povo nas urnas!!! Sempre lembrando, conforme Faustão nos ensina: urna não é pinico!!!! Basta de tanta palhaçada!!!! Patati Patatá que nos diga!!!!