A Transposição do Perobas

15:14 Postado por Geremias Pignaton

Fala-se em Ibiraçu que a administração municipal tem um projeto para tirar o Rio Perobas de dentro da cidade e acabar com as enchentes. Mais, fala-se que vai se gastar 17 milhões de reais para isso, que o projeto já está pronto e o dinheiro a caminho.
Não sei se é verdade, mas me parece que isso é mais um factóide do casal mandachuva de Ibiraçu. Isso para não dizer coisa pior. Vai na linha de hospital do câncer, pinicão, rodoshopping, caminhos da sabedoria e outras balelas que a cidade se acostumou a ouvir. Pior é que tem gente que acredita.
Mesmo não sendo minha área, considero uma obra assim inviável. Se não inviável, muito cara para pouco efeito. Passar o Rio Perobas margeando a estrada do contorno de Ibiraçu é uma obra de doido megalomaníaco. Não é passar o rio com o fluxo normal. Se fosse assim, era fácil, bastaria bombear a pouca água que passa por ele. No caso, o que se pretende é desviar o rio no momento da enchente, com mais de 100 vezes o fluxo normal. Ou se faz uma obra faraônica, ou não vejo viabilidade técnica para o caso.
Mesmo que consigam viabilizar o projeto, isso não solucionaria o problema da enchente. Em alguns casos resolveria a enchente no centro. E o resto?
Ibiraçu tem 4 bacias. A maior é a do Taquaraçu, A segunda é a do Sapateiro. Depois, mais ou menos do mesmo tamanho, a da Valada Maffei e do Perobas. Já vi enchente na cidade que veio só da Valada Maffei. Os outros três córregos praticamente não subiram e a cidade inundou com imensa quantidade de chuva que caiu na Valada Maffei.
Tirar o Perobas não vai solucionar, por exemplo, as enchentes do São Cristóvão. Nem o centro ficará seguro, ele poderá ser inundado, e o será certamente, se vier muita água pelo Taquaraçu abaixo.
Todo o dinheiro utilizado nessa obra não seria suficiente com sobra para indenizar os proprietários das casas que estão sobre o rio e desobstruí-lo, construindo um imenso canal de concreto no centro da cidade? Não que eu defenda isso, mas acho que seria mais viável e mais barato.
Não seria muito menos dispendioso fazer barragens de controle de vazão nas quatro bacias e atacarmos o problema da enchente com vistas em toda a cidade e não só no centro?
Não acredito que essa transposição venha a ser feita, acho que é apenas uma jogada de marketing político para tentar ter discurso na eleição do ano que vem. Cantei a pedra aqui antes, vem mais promessa por aí. Uma administração que quase não consegue reerguer uma ponte que caiu, não vai fazer absolutamente nada nesse sentido.
Aliás, esse casal e seu grupinho só querem mesmo é continuar a administrar os 40 milhões do orçamento municipal e pô-lo a serviço da carreira política do maridão da prefeita.


3 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Ai meu Deus quanta mentira!!!Somada com o nome do secretario de administração Mentirinha ,aí que a mentira fica maior.Esse povo tem que deixar de fantasias e começar cair na real.O povo de Ibiraçu esta cansado de promessas.Até os santos já não acreditam nas promessas e rezas desse povo.
    Ibiraçu acorda !!!!!Para de viver sonhando com promessas enganosas pelo amor de Deeeeeus!!!!!

  2. Anônimo disse...

    Se não conseguiram terminar o pinicão,e o hospital do cancer como agora querem começar uma obra desta proporção , para ganhar a politica e deixar a obra sem terminar como as outras? Terminem primeiro o que começaram, depois o povo decide o que se vai fazer, chega de gastar dinheiro público sem responsabilidade.

  3. MURO DE ARRIMO NA AV GETULIO VARGAS.. DUVIDA disse...

    kkkk OLHA ACHO COM A AGUA DO RIO DE IBIRAÇU VÃO MONTAR UMA USINA NUCLEAR PARA GERAR ENERGIA PARA O POMBAL!!

    OU ENTÃO... VÃO MONTAR UM GRANDE PESQUE BOSTA! POIS IBIRAÇU TEM TRATAMENTO DE ESGOTO JOGANDO NO RIO!!