Piaçoca

07:38 Postado por Geremias Pignaton

A jaçanã, conhecida na região de Ibiraçu pelo nome de piaçoca, é uma ave da família Jacanídea, cujo nome científico é "Jacana jacana". Tem vários e curiosos nomes nas diversas regiões do Brasil. No Pantanal é chamada "cafezinho" e no nordeste é "casaca-de-couro".
Em qualquer banhado, sobretudo em lagoas com plantas aquáticas, essa ave está presente.
Na África e na Austrália, onde ocorrem espécies de jaçanãs, elas são chamadas de "Jesus Birds", devido a capacidade de andarem sobre as plantas aquáticas, parecendo que estão caminhando sobre a água. Essa capacidade se dá pelo tamanho desproporcional dos dedos e das unhas que distribuem o peso e as fazem flutuar sobre as plantas com facilidade.
Possui uma coloração espetacular. Marrom avermelhado no dorso e nas asas, amarelo nas penas remiges ( penas do voo), negro no ventre, peito, pescoço e cabeça. Bico amarelo contrastando com um escudo córneo vermelho na frente da cabeça.
O jovem é bem diferente do adulto. Um observador desatento pode achar que se trata de uma outra ave. A coloração do jovem é branca no ventre, peito e pescoço; e parda no dorso.
Mede cerca de 23 cm. A fêmea é maior que o macho e pode acasalar com vários deles. Cabe ao macho a tarefa de chocar e cuidar da prole.
Vive aos casais ou em pequenos bandos, com domínio de uma fêmea. São agressivas e possuem, como os "quero-quero", um esporão em cada encontro das asas, usados como arma de ataque e defesa.
Alimentam-se de insetos que capturam entre as plantas e na superfície da água.
Ouça seu canto http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=jacana+jacana

0 comentários: