Desbatizar

03:50 Postado por Geremias Pignaton


A moda agora, mundo afora, é o desbatismo. Funciona assim: o cara, que mudou de religião, ou virou ateu, requere à igreja católica a retirada de seu nome da lista de batizados, alegando que não podia, à época, ter consciência sobre o sacramento.
Aí na foto, o cúmulo. Um líder ateísta, munido de um secador de cabelos, procede a cerimônia de desbatismo de seus "fiéis". Muito engraçado, coisa de americano. Tem gente querendo fundar religiões para ateus, com cerimonial e tudo. Pode?
Li uma reportagem que, na Bélgica, muitas pessoas estão pedindo o desbatismo em protesto contra os escândalos de pedofilia na igreja.
Eu, mesmo não sendo mais católico há muito tempo, não faria isso. Seria um desrespeito à minha família, sobretudo a meus pais e padrinhos. A cerimônia de batismo, assim como o casamento na igreja, é mais um ato social do que de fé.
E você, caro leitor, seria capaz de se desbatizar?

1 comentários:

  1. Carlos Cacau Furieri disse...

    Gere, são estas e outras loucuras que o povo aceita sem questionar. Durante séculos a Igreja Católica Romana vem usurpando a todos com um bocado de conceitos distorcidos de tudo aquilo que um dia Jesus Cristo nos ensinou. Desta forma, criou-se um tradicionalismo arraigado o qual durante muito tempo beirou as raias da loucura. A inquisição demonstra isso e muito mais. Contemporaneamente presenciamos o fim do limbo, e há quem esteja contando os dias para o fim do purgatório. Muito do que se pregou no passado está sendo questionado até mesmo dentro da própria instituição, onde há divergências enormes nas homilias, no entanto ainda, não sei porque, conduzem todos os rituais conforme diz o Vaticano. Tenho certeza de que se houvesse uma cisão, neste aspecto, o Evangelho seria disseminado de uma forma muito mais límpida e verdadeira, diferente até de tudo o que é pregado por muitos evangélicos mundo afora, os quais, dentre outras coisas, insistem em ressuscitar as indulgências e outros penduricalhos. Torço para que isso aconteça um dia. Engana-se profundamente aqueles que pensam que exorcizo os católicos, antes sim exorcizo a instituição e o cristianismo enquanto tal. Como já disse anteriormente há diferença enorme, etmologicamente falando, entre cristianismo e Cristandade, onde está última significa servidão como sendo escravo de orelha furada, seguidores de Seu Mestre, por Amá-lo incondicionalmente. Sendo assim, afirmo que na hora em o povo começar a abrir o entendimento para A Palavra, A Verdade libertará centenas, milhares daqueles que vivem de uma religiosidade sem fundamento. É por isso que surgem loucuras como esta de desbatizar, e como outras tantas cujas as mesmas o povo adotou como verdade absoluta. Gere, você não precisa se desbatizar. Você já foi batizado em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e de alguma forma sob as águas. Foi batismo também!!! Mas Jesus continua batizando no Espírito Santo, e isso é tremendo. Posso lhe garantir, sem jurar, sem blasfemar, sob nenhuma hipótese, de que é o maior regozijo de um homem. Mas isso ainda não faz perfeito, por isso devemos perseguir o Amor.
    Além disso, não precisa ferir quem quer que seja, em Cristo oramos para que essas mudanças aconteçam e que somente Ele possa completar a sua boa obra. Jesus Cristo nunca contendeu, por mais que estive irado com os mercadores diante do tempo, ou cansado, em busca de privacidade diante daquela mulher Cananéia, e diante de tantas situações. Até mesmo diante do cão: “mas nem só de pão vive o homem, mas de TODA Palavra de Deus”. Gê, eu já “queimei” tudo o que podia “queimar ” em minha. Estou livre de toda paranóia religiosa e escravocrata, pois fui um legalista-fariseu de marca maior. Hoje procuro apenas me pautar na Verdade, inclusive, de vez em quando, fazendo os meus “pensarem” um pouco mais. Se há algo de mais convicto em minha vida é a certeza de que Jesus Cristo de Nazaré vive, é absolutamente apaixonado pelas almas. Du-vi-de-o-dó que Ele não faz morada num coração contrito e aquebrantado. É tudo o que Ele quer: ser Senhor de nossas vidas!!!! Paulo escreveu assim aos Romanos: “Se confessares com a boca e creres com o coração que Jesus Cristo ressuscitou entre os mortos, serás salvo”. Agindo assim, entendemos a verdade de sua doutrina e de tudo aquilo que é pecado. A todos que me lêem nesta tarde, inclusive você, Gê, recebam o meu beijo no coração com muito carinho. Vida que segue. Carlos Cacau Furieri