Papa Doc e Baby Doc

03:13 Postado por Geremias Pignaton


O Haiti é o país mais miserável da América Latina. São várias as causas da atual situação haitiana, mas uma das principais foi a terrível ditadura que oprimiu aquele pequeno país caribenho por quase 30 anos, do meio da década de 50 ao meio dos anos 80 do século passado. Os ditadores estão aí na foto, são o Papa Doc e o Baby Doc.
François Duvalier, o Papa Doc, era um médico bonzinho, que tratava muito bem os pacientes pobres, daí a origem do seu apelido. Quando chegou ao poder, revelou-se um ditador sanguinário, eliminou toda substancial oposição, criou uma constituição dando-lhe poder vitalício e transferiu os recursos públicos haitianos para seu patrimônio privado. Durante seu reinado, foi criada uma milícia, quase uma guarda pretoriana, encarregada da repressão política, apelidada pelo povo de "Tonton Macoute", que significa "bicho papão" no dialeto crioulo. Essa guarda implantou o terror no Haiti.
Com a morte do pai em 1971, assumiu o poder o filho Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc. Tudo seguiu como antes. O filho herdou tudo do pai, inclusive os Tonton Macoutes.
Como o Haiti ia cada vez pior, a miséria aumentava, a violência era descontrolada, a educação não funcionava, a produção agrícola inexistia, nos anos 8o começaram as revoltas e o Baby Doc acabou por fugir do país em 1986.
Depois disso, o Haiti não conseguiu se equilibrar, nem economicamente, nem politicamente. Culminando com aquele terrível terremoto que destruiu por completo o país no início do ano passado.
Para surpresa do mundo, no inicinho deste ano, Baby Doc voltou. Apesar de todos os crimes cometidos, ele está solto e falando em voltar ao poder.
Esse ditador não foi enforcado como o Sadan. É que ele não atrapalhou os donos do mundo, apenas chacinou e humilhou seu próprio povo, reduzindo-o à condição animalesca.
Cadê os democratas do mundo? Cadê o xerife do mundo? Cadê os faxineiros do mundo?
Quem tem mais dignidade? O povo cubano sob a ditadura de Fidel ou o povo haitiano sob a ditadura dos Duvalier?
Ditadura é uma m... A pior democracia é melhor que a melhor ditadura.
Devemos prestar muita atenção porque, se a democracia é imatura e desregrada, também sustenta alguns modelos ditatoriais. Vide Ibiraçu e seus poderosos comandantes quase eternos.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Aqui em Ibiraçu são Papa Doc e Mama Doc.

  2. Carlos Cacau Furieri disse...

    Será por isso que os papas são pop??? Pensei que todos fossem infalíveis!!! Ledo engano! Literalmente!!!