Prestação de contas - A "queda" na arrecadação

01:45 Postado por Geremias Pignaton

Esta foto foi tirada na "Audiência Pública" realizada no Complexo Cultural Roque Peruch para prestação de contas da prefeita. A foto registra o momento em que se cantava o Hino Nacional.
A prefeita começou os trabalhos exibindo imagens da enchente de janeiro passado. Momento, sem dúvida, calamitoso para o município. Depois falou da queda de arrecadação com a crise. Ou seja, começou chorando as pitangas e desculpando-se pelo seu fraco desempenho.
Com relação à enchente, não temos o que contestar.
Agora, com relação a queda de arrecadação, consideramos uma desculpa esfarrapada da prefeita.
Vamos aos números apresentados por ela, comparando a arrecadação de 2009 com a de 2008.
Números da Receita Corrente Líquida, só arrecadação própria, sem convênios, recursos estaduais e/ou federais.
Em 2008 foi arrecadado 16 milhões novecentos e poucos mil reais. Em 2009, uma estimativa, pois dezembro ainda estava em curso, arrecadação de 16 milhões quatrocentos e poucos mil reais. Diferença de 500 mil reais aproximadamente. A prefeita os apresentou assim,em números absolutos. Pode perfeitamente esse número ter mudado, uma vez que dezembro é historicamente um mês de arrecadação elevada e pode ter diminuído e alterado a relação.
Não apresentou os recursos de convênios, o que poderia zerar ou até modificar essa diferença.
Agora vamos relativizar os números apresentados: em aproximadamente 17 milhões, 500 mil significam 3%. A arrecadação caiu 3%, mesmo com toda a crise. Isso num orçamento público não é nada. É comum as arrecadações oscilarem. O percentual é insignificante e não deveria ser usado como desculpa para ter atendido mal a população.
Se levarmos em conta os convênios, acho que a arrecadação foi igual ou superior ao ano de 2008.

0 comentários: